Política
29 Maio de 2023 | 11h52

País acolhe conferência sobre combate à corrupção

Angola e o Escritório da ONU contra a Droga e o Crime (UNODC) organizam, de 29 de Maio a 2 de Junho, uma Conferência sobre o combate à corrupção, com foco nos desafios da cooperação a nivel da SADC.

O evento, que reunirá entidades governamentais, representantes da sociedade civil, especialistas e académicos da SADC, da UNODC e de organizações internacionais, tem como objectivo fortalecer a luta contra a corrupção e promover a transparência e a boa governação.

Visa também contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas no âmbito da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (UNCAC).

A realização da Conferência decorre do reconhecimento da necessidade urgente do desenvolvimento de acções coordenadas e de cooperação no âmbito da SADC para a prevenção e combate à corrupção.

A sua organização deve-se igualmente ao facto de a corrupção ser um desafio global que afecta negativamente o desenvolvimento económico, a justiça social e a estabilidade política.

Os conferencistas vão discutir os caminhos para a partilha de experiências bem-sucedidas e buscar soluções para que possam enfrentar conjuntamente o combate à corrupção. 

Entre os principais temas a abordar destacam-se os desafios da cooperação regional na implementação da convenção das Nações Unidas contra a Corrupção

Estará ainda em análise o quadro legal vigente nos países da SADC e a adopção de um roteiro-modelo da organização sobre as áreas prioritárias no domínio da prevenção e combate à corrupção na região.

Fonte: Angop