Desporto
28 Maio de 2023 | 09h03

Carlos Morais e Yanick Moreira falham Mundial da Ásia

O extremo-base Carlos Morais e poste Yanick Moreira entre as ausências e entradas marcam convocatória do seleccionador para o Campeonato

A chamada de Aginaldo Neto, de 17 anos, 1,88 metros, da Academia da NBA África, e dos extremos bases Hélder Neto, 22 anos, 1,79 metros (Paço de Arcos de Portugal) e Danilson Francisco, de 24 anos, 1,99 metros (Eléctrico de Portugal) destaca-se na convocatória da pré-Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, divulgada este sábado, pelo seleccionador José "Pep” Clarós, tendo em vista a disputa do Campeonato Mundial, a decorrer de 26 de Agosto a 10 de Setembro, no João, Indonésia e Filipinas.  

Além dos basquetebolistas acima citados, da lista dos 23 jogadores convocados constam os bases Childe Dundão Gerson Domingos, Dimitri Maconda, Aginaldo Neto; os extremo-bases Gerson Gonçalves "Lukeny”, Milton Valente, Hélder Neto e Danilson Francisco; os extremos  Leonel Paulo, António Monteiro, Jerónimo Luís Eduardo Francisco, Wilson Ambrósio e Marcos Bala e os postes Bruno Fernando  Sílvio de Sousa, João Fernandes, Jilson Bango, Kevin Kokila, Cléusio Castro,  Teotónio Dó, Aboubacar Gakou e Aldimiro João. 

De acordo com o vice-presidente da FAB, Sílvio Lemos, a concentração do grupo acontece a 9 de Julho, na cidade do Porto, Portugal, onde vão dar início a um período de preparação com duração de 15 dias. O segundo destino vai ser a capital espanhola, Madrid, onde a pré-Selecção vai disputar um Torneio Internacional. 

A terceira etapa de preparação contempla um outro torneio internacional na Jorndânia, a King Cup, com a participação de quatro selecções (duas ainda por indicar), dentre elas a de Angola.

Os hendecacampeões rumam para o Japão onde, de 8 a 19 de Agosto, realizam a última etapa do estágio pré-competitivo, antes de rumarem para Manila, Filipinas.    

Por outro lado, as ausências do extremo-base Carlos Morais e do poste Yanick Moreira foram também notórias e provocaram reacções no seio dos agentes da modalidade e muitos comentários nas redes sociais. Os dois internacionais angolanos já tinham ficado de fora das últimas convocatórias, sobretudo nas janelas de apuramento para a 19ª edição do Mundial da FIBA 2023 que, pela primeira vez, vai decorrer em três países. 

Antes da quinta e última etapa de qualificação, que Luanda albergou no mês de Fevereiro, Pep Clarós justificou, em declarações à imprensa, que não convocou Carlos Morais por este estar constantemente a pedir dispensa, por motivos de lesão.  

Dias depois, o capitão do Petro de Luanda reagiu, através de uma "live” na rede social Instagram, e negou que aquele tivesse sido o motivo da sua ausência. Por seu turno, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Moniz Silva, deixou claro que o técnico espanhol é soberano e que as suas escolhas não tiveram qualquer influência do seu elenco.

Fonte: JA