Sociedade
28 Maio de 2023 | 09h01

Três profissionais da Edições Novembro vencem Prémio de Jornalismo em Cabinda

O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).

Ainda na categoria de imprensa, Arsénia Manuel, também jornalista da Edições Novembro, foi a segunda classificada, com a reportagem sobre "Exploração de inertes, causas e consequências para o meio ambiente”, igualmente publicada no jornal regional Nkanda, tendo recebido 500 mil kwanzas.

O fotógrafo António Soares, também da Edições Novembro, foi o segundo classificado na categoria de fotojornalismo, tendo recebido 500 mil kwanzas. A referida categoria foi ganha pelo operador de câmara da Televisão Pública de Angola Pedro Umba, que teve como prémio  um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).

Na categoria de televisão, foi vencedor o jornalista José Custódio Barroso (Calú Barroso), que teve como prémio um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs), enquanto o jornalista José Zinga, também da TPA, ficou na segunda posição, tendo recebido 500 mil kwanzas.

A jornalista Inês António, da Rádio Comercial de Cabinda (RCC), foi a vencedora na categoria de rádio, com um milhão e quinhentos mil kwanzas  (1.500.000,00 Kzs)   de prémio, enquanto o jornalista Simão Lelo, da Rádio Mais, foi o segundo classificado e recebeu 500 mil kwanzas.

A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, que testemunhou a gala de premiação, manifestou-se satisfeita pela transparência demonstrada pelo corpo de jurado e encorajou os jornalistas a continuarem a exercer o seu trabalho com zelo, dedicação, transparência e isenção, tendo garantido que o Governo Provincial vai continuar a apoiar a classe. 

O Prémio Provincial de Jornalismo volta a ser outorgado depois de um interregno de oito anos e vai ser promovido, anualmente, pelo Governo Provincial de Cabinda, visando incentivar e distinguir as matérias jornalísticas baseadas na criatividade e investigação.

Fonte: JA