Economia
23 Maio de 2023 | 10h26

Taxistas continuam a ser sensibilizados a aderir à campanha de licenciamento

A Agência Nacional de Transportes Terrestres emitiu, desde o dia 27 de Abril, 2.088 licenças para táxis colectivos, em todo o país, e continua a aconselhar os taxistas, mototaxistas e embarcadores a aderirem à campanha de licenciamento, que está a ocorrer em todas as administrações municipais.

Os dados foram tornados públicos, segunda-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Énio Costa, que acrescentou que os operadores têm mais sete dias para tratar as suas licenças e exercerem a profissão de acordo com a Lei.

Énio Costa explicou que todos os postos a nível do país continuam engajados para dar resposta à procura. "Os locais continuam os mesmos e a equipa em prontidão para atender todos os que até ao momento não têm licença”.

Desde a última actualização dos dados, feita pelo secretário de Estado dos Transportes, Jorge Bengue, altura em que foi anunciada a prorrogação da campanha até ao próximo dia 30, o número de licenças de transportes colectivos subiu para 2.088, mais 639 em relação à primeira fase.

Segundo Énio Costa, desde o dia 27 de Abril, início da campanha, já foram emitidas 36.546 licenças, sendo 33.736 de moto-táxis, 2.088 de táxis colectivos e 722 de embarcações de pesca artesanal.

A província do Huambo lidera com a emissão de 8.061 licenças, das quais 7.992 para moto-táxis e 69 para táxis colectivos. A seguir está a província de Benguela, com 6.179, sendo 6.106 para motorizadas e 73 para táxis, e em terceiro lugar Luanda, com 4.733 licenças de mototáxis, 2.088 de táxis colectivos e 367 de embarcações.

Satisfação dos beneficiários 

Francisco Domingos, já com a licença para a actividade de moto-táxi, disse que está satisfeito com o trabalho prestado e aconselhou os colegas a aderir à campanha. "Nesta campanha está tudo facilitado, vamos aderir”, exortou.

O motoqueiro Bernardo Kituxi, que também já tratou a licença, disse estar grato com a iniciativa do Governo, que vem beneficiar todos os operadores de táxi e não só. "Este documento dá-nos a possibilidade de exercer a profissão de acordo com a Lei, o que é benéfico para nós”.

O taxista João Quiala, que disse que não é a primeira vez que trata a licença do veículo, manifestou-se satisfeito com a campanha devido aos benefícios que traz. "Com a campanha é tudo mais célere e simplificado e gastamos menos”, sublinhou, para de seguida apelar aos colegas a aderir ao processo.

Fonte: JA