Sociedade
22 Maio de 2023 | 16h40

IAJ capacita mais de 300 jovens em empreendedorismo no Cuando Cubango

Mais de trezentos jovens, entre empresários de diferentes ramos, estudantes do ensino médio e universitário, participam desde hoje, segunda-feira, em Menongue, Cuando Cubango, numa acção formativa voltada para o empreendedorismo, numa iniciativa do Instituto Angolano da Juventude (IAJ).

A acção formativa terá a duração de cinco dias.

A instituição, desde 2020, já capacitou na província do Cuando Cubango seis mil 343 operadores económicos nos mais variados programas, com destaque para o alívio económico, aviso 10 do BNA, PRODESI, PAC, entre outros.

Ao intervir no acto de abertura, a vice-presidente do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Yolanda Miguel, disse que a actividade enquadra-se no Programa de Orientação Económica da Juventude Angolana (PROJEA).

Informou que a formação visa facilitar a inserção dos jovens na vida activa, bem como promover a cidadania, incutir os princípios patrióticos, a cultura da paz e promover a sua participação no desenvolvimento social do país.

Yolanda Manuel acrescentou que, ao longo da jornada de trabalho, serão levadas a cabo actividades de fomento ao empreendedorismo e cooperativismo juvenil, fomento à agricultura, educação ambiental e campanhas de sensibilização contra os comportamentos de risco entre os jovens.

Já a vice-governadora para os sectores político, social e económico, Helena Chilena, salientou que, no Mundo de hoje, a formação e capacitação de proprietários e gestores de empresas constitui o caminho e alavanca certa para a governação corporativa e sucesso para qualquer organização empresarial.

Defendeu que a matriz econômica deve obedecer critérios da teoria económica universalmente aceites.

Conforme a responsável, a formação deve ser uma estratégia contínua, não só para formar e capacitar as empresas, mas uma plataforma para auscultar os vários problemas que afectam os agentes económicos, assim como promover a educação voltada para o pagamento de impostos.

Disse que o certame representa igualmente uma oportunidade de partilha de informação do calendário anual tributário, criando condições para que a responsabilidade fiscal das empresas seja sempre realizada nos prazos previstos por Lei e de acordo com o código tributário. MSM/JSV/PLB

Participantes a ação formativa sobre empreendedorismo © Fotografia por: Maurício Sequesseque-ANGOP

Fonte: Angop