Saúde
22 Maio de 2023 | 14h37

Hospital Cardeal do Nascimentos realiza primeiras cirurgias

As primeiras cirurgias, com recurso à tecnologia neuronavegador e ao microscópio cirúrgico, adquirido recentemente, foram realizadas no Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento(CHDCP), em Luanda, confirmou, esta segunda-feira, o neurocirurgião Djamel Kitumbo.

O aparelho consiste em um software que consegue unir a imagem da ressonância magnética realizada antes do procedimento e a anatomia do paciente em tempo real, por meio de um apontador que sinaliza o local do cérebro a ser manipulado.

De acordo com o  também director do serviço de neurocirurgias do referido hospital, foram operadas com sucesso duas pacientes, de 29 e 21 anos de idade, respectivamente,   uma por lesão de perda de visão e a  outra no  cérebro.

Acrescentou que nos próximos dias vão ser realizadas várias cirurgias do fórum neurológico a  40 pacientes em lista de espera do referido hospital e mais 60 que andavam em lista de espera da Junta médica,

Lembrou que o hospital que realizava cerca de sete neurocirurgias semanalmente,  poderá aumentar a cifra, fruto da aquisição, do referido aparelho de neuronavegação.

O Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), conta com três neurocirurgiões, com treinamento em Portugal e Brasil.  ML/VIC

 

Djamel Kitumba, Director de Serviço de Neurocirurgia, do Complexo Hospital " Dom Alexandre Do Nascimento" © Fotografia por: Francisco Miúdo (Angop)

Fonte: Angop