Política
20 Maio de 2023 | 15h32

Câmara de comércio defende parceria económica entre Angola e EUA

O presidente da Câmara do Comércio Americana em Angola, Pedro Godinho Domingos, defendeu na sexta-feira, em Luanda, o estabelecimento de uma parceria estratégica económica e comercial com os Estados Unidos da América que ajude a alavancar a diversificação da produção nacional.

Segundo Pedro Godinho, uma parceria estratégica com os EUA, essencialmente económica e comercial, pode contribuir para atrair investimentos directos e assegurar a transferência de tecnologia para Angola.


À margem da cerimónia comemorativa dos 30 anos do estabelecimento de relações oficiais com Angola, o responsável afirmou que foi graças a parceria do gênero que países como o Japão, a Coreia do Sul e Israel se desenvolveram. 

Manifestou-se preocupado pelo facto de as trocas comerciais entre Angola e os EUA terem decaído de cerca de 20.9 biliões em 2008, para os actuais 2.3 biliões, devido ao facto de os americanos terem aumentado a sua produção interna do crude.


Pedro Godinho considerou "urgente que se comece a trabalhar na atracção de investimentos directos.


Informou que a sua organização estabeleceu uma  parceria com empresas americanas que actuam em Angola, para se encarregarem de captar investimento para Angola nas áreas das infraestruturas, agricultura, saúde, economia digital, finanças e cultura e educação.

O então Presidente dos EUA, Bill Clinton, reconheceu formalmente a 19 de Maio de 1993, o governo de Angola, país independente do jugo colonial português desde 11 de Novembro de 1975.