Economia
15 Maio de 2023 | 16h00

País apresenta oportunidades de negócios na Alemanha

As oportunidades de negócios e investimentos no país foram apresentadas aos empresários alemães, durante o Fórum de negócios Angola-Alemanha.

Segundo a ANGOP, o ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Caetano João, apresentou na ocasião o desempenho da economia angolana e a visão estratégica do Plano de Desenvolvimento Nacional, emanada pela estratégia de longo prazo 2050.

Citado numa nota de imprensa que a ANGOP faz referência nesta segunda-feira, o governante apresentou igualmente o compromisso com a melhoria do ambiente de negócios, os planos de fomento de produção de grãos (Planagrão), de produção de proteína animal (Planapecuária) e das pescas (Planapesca).

O ministro fez saber que a estabilidade macroeconómica que o país vive e a aposta na diversificação da economia só estão a ser possíveis, por causa de um factor.

" (…) É assim que até 2019 não eram financiados mais de 40 projectos, por ano, mas esse número subiu significativamente a partir de 2020 a ponto de só em 2022 terem sido financiados mais mil projectos" destacou o ministro, Mário Caetano João.

O governante apelou aos empresários a investirem em Angola, porque, além do seu mercado interno e potencial produtivo, trata-se de um espaço que representa uma porta de entrada para o mercado da SADC, comportando mais de 300 milhões de consumidores e movimenta anualmente 750 mil milhões de dólares.

O presidente da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, AIPEX, Lello Francisco, apresentou os incentivos fiscais e as facilidades e apoio que a Agência oferece a quem queira investir no país.  

Entretanto, o presidente da Comissão Executiva da Bolsa da Dívida e de Valores de Angola (BODIVA), Walter Pacho, diz que uma outra forma de se investir em Angola, além do processo de privatizações das empresas públicas, é no sector agrário, através da bolsa de valores.

Por seu turno, o delegado da Economia Alemã em Angola, Vandré Spellmeier, considera que a presença activa dos investidores ao fórum revela o alto interesse alemão pelo mercado angolano, nas áreas que correspondem aos pilares da visão estratégica do PDN 2023/2027, "capital humano, diversificação da economia, sobretudo na produção e exportação de hidrogénio verde, e infra-estruturas”.  

Uma panorámica da cidade de Luanda, capital de Angola © Fotografia por: Tercisa Vilela (Angop)

Fonte: Angop