Desporto
15 Maio de 2023 | 08h51

Petro campeão nacional

A pretensão do treinador Luís Gonçalves, do Interclube, de não querer fazer parte da festa do campeão do Girabola da presente época não passou disso. Ou seja, sem forças para travar o endiabrado Petro de Luanda, os polícias acabaram por fazer “guarda de honra” ao novo bicampeão nacional.

A precisar de apenas um ponto para a consagração no último jogo no campeonato, o Petro de Luanda foi mais forte e venceu por 2-0, golos de Kinito e Tiago Azulão (g.p),  resultado que deixa o rival 1º de Agosto sem margem de manobra para a conquista do título, pois, ainda que vença na 30ª e última jornada o Interclube, os militares não chegarão aos 69 pontos do coroado rei tricolor.

Como dizíamos, o Interclube não teve "peito” para fazer frente ao Petro. Como consequência, o tricolor à portuguesa voltou, ainda que nesta época com mais dificuldades, a erguer o troféu pela segunda vez consecutiva às ordens de Alexandre Santos.

O feito do Petro não precisou de ajuda do "amigo” Wiliete. Aliás, tal só teria sentido na eventualidade de o tricolor perder e os benguelenses vencerem os militares, como aconteceu.

Se um empate ou vitória (como aconteceu) do Petro por si já constituía um duro golpe às pretensões do 1º de Agosto, pior foi os militares terem caído no Ombaka, aos pés do sensacional Wiliete de Benguela. A derrota por 1-0, golo de Nelito, colocou ponto final na "operação título” da equipa luandense e reforça a posição dos comandados de Silvestre Pelé na luta por uma das vagas na Taça da Confederação.

Na luta pelo terceiro lugar do campeonato está, igualmente o Sagrada Esperança, que fez as honras da casa na recepção a Académica do Lobito. Ou seja, venceu por 2-0 e apresenta-se como o mais sério candidato a competir na Taça da Confederação 2023/2024. Lépua e Jefer (g.p) marcaram os golos dos diamantíferos.

O FC Bravos do Maquis não teve piedade do visitante Sporting de Cabinda. Com a situação da permanência resolvida, o leão moribundo reagiu até onde foi possível, por isso a goleada sofrida (4-1) acaba por não constituir surpresa pelo futebol exibido pela equipa do Leste que marcou os golos por intermédio de Luís, Sargento e Chole (2). Kambila apontou o tento dos leoninos.

 

Jogo de loucos

 Duelo de loucos aconteceu no Estádio da Tundavala, no Lubango, entre os Desportivos da Huila e o da Lunda-Sul, com superioridade dos huilanos por 4-3, numa tarde mágica de Lionel, que fez um hat trick. Ainda assim, o resultado não periga a situação da equipa de Saurimo. Aliás, ambas têm a permanência garantida no campeonato. Jenebi rubricou o outro golo dos militares, enquanto Balakai (2) e Betinho apontaram os tentos dos forasteiros. 

O único empate da ronda (a duas bolas) aconteceu no 4 de Janeiro, no Uíge, entre o Santa Rita de Cássia e o Recreativo do Libolo, numa jornada em que o GD Isaac, com a vitória por 1-0 sobre o Sporting de Benguela, relegou os leões para a segunda divisão.


Progenitores de Santos "abençoam” bicampeonato

A  aposta da direcção do Petro de Luanda no português Alexandre Santos esta ganha. Se havia dúvidas em relação à competência do treinador que venceu o campeonato no seu primeiro ano à frente dos tricolores, ontem, tais incertezas foram dissipadas. Melhor, o bicampeonato é uma certeza.

Honras devem ser dadas a Alexandre dos Santos. O treinador que chegou a Angola a 23 de Agosto de 2021 tem superado as expectativas dos sócios, adeptos e dirigentes do clube tricolor. Dois anos e dois campeonatos ganhos é o saldo do português que na temporada transacta colocou um "basta" no jejum do Petro de Luanda, de 12 anos, sem vencer a principal competição futebolística nacional.

Este ano, a presente conquista de Alexandre Santos acaba por ter um sabor especial: A mesma foi alcançada na presença dos seus progenitores que se encontram em Angola. Um motivo mais do que suficiente para o novo "rei" do Catetão festejar a dobrar. 

Antes de aportar em solo angolano, o antigo adjunto de José Peseiro e de Rui Barros no FC Porto trabalhou como técnico principal nas equipas do Alverca (honras e Sub-19), Sporting (Sub-23), Estoril (Sub-23) e Real SC. Como adjunto prestou serviço nas esquipas do SM Caem, Sharjah FC, Sport Clube Braga (duas vezes), FC Porto, El Ahlv, Al-Wahda FC, Arábia Saudita e CF Estrela.


GOLEADOR
Tiago Azulão espera jogar mais um ano

O brasileiro Tiago Azulão já é uma marca no Girabola. O avançado do Petro de Luanda, que promete jogar mais uma época de tricolor ao peito, acaba por protagonizar um feito na principal competição do futebol nacional: conquistou a "bota de ouro" pela quinta vez na história do campeonato.

Tiago Azulão terminou o presente Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão com 20 golos, o último marcado na vitória de ontem, no Estádio 22 de Junho, na vitória do Petro de Luanda sobre o Interclube por 2-0.

O atacante brasileiro da equipa tricolor ampliou o resultado na marcação de um penálti, após o central  Kinito ter colocado o bicampeão em vantagem no desafio.

Apesar de faltar ainda uma jornada por disputar, em que o Petro folgará por imperativo de calendário, muito dificilmente Azulão poderá ser ultrapassado na lista dos artilheiros, pois Kaporal, da Académica do Lobito, soma menos cinco tentos (15), na segunda posição.

Tiago Azulão, de nome de registo Tiago Lima Leal, natural de São Paulo, Brasil, nascido a 26  de Maio de 1988, foi igualmente marcador do Girabola nas edições de 2017, 2018, 2020-2021 e 2021-2022.

Azulão considera o 17º título do Girabola ganho pelo Petro de Luanda, bem como a conquista da "bota de ouro" como "mérito do colectivo" porque os golos que marca resultam das assistências dos colegas.


GALERIA
Campeão dominador

Com a vitória a uma jornada do término do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, referente à época 2022/2023, o Petro de Luanda ergueu pela 17ª vez na história o título de campeão do Girabola, proeza que começou em 1982, com o finado treinador brasileiro António Clemente.

Assim, os tricolores continuam firmes na galeria dos campeões do Girabola, seguidos pelos militares do 1º de Agosto que levantaram o caneco em 13 ocasiões. Eis a lista por equipas dos vencedores da competição: 


  Palmarés

ANO           CAMPEÃO                 TREINADOR

1979          1º de Agosto            Nicola Berardinelli

1980          1º de Agosto            Ivan Ridanovic

1981          1º de Agosto            Joaquim Dinis

1982          Petro de Luanda     António Clemente

1983          1º de Maio              Rui Rodrigues

1984          Petro de Luanda     Severino Miranda

1985          1º de Maio               Rui Rodrigues

1986          Petro de Luanda      Carlos Silva

1987 e 88  Petro de Luanda    António Clemente

1989 e 90  Petro de Luanda    Carlos Queirós

1991         1º de Agosto            Dusan Kondic

1992         1º de Agosto            Dusan Kondic

1993        Petro de Luanda      Goiko Zec

1994          Petro de Luanda         Goiko Zec

1995           Petro de Luanda        Osvaldo Saturnino

1996           1º de Agosto              Mário Calado

1997            Petro de Luanda       Jorge Ferreira

1998            1º de Agosto            Ndunguidi Daniel

1999             1º de Agosto            Ndunguidi Daniel

2000 e 2001  Petro de Luanda    Djalma Cavalcanti

2002               ASA                          Bernardino Pedroto

2003              ASA                           Bernardino Pedroto

2004             ASA                           Bernardino Pedroto

2005    Sagrada Esperança         Mário Calado

2006    1º de Agosto                  Johanes Brouwer

2007    Interclube                      Carlos Mozer

2008   Petro de Luanda           Bernardino Pedroto

2009   Petro de Luanda          Bernardino Pedroto

2010    Interclube                   Álvaro Magalhães

2011     CR Libolo                    Zeca Amaral

2012    CR Libolo                    Zeca Amaral

2013    Kabuscorp      Edouard Antranik

2014    CR Libolo              Miller Gomes

2015    CR Libolo        João Paulo Costa

2016 e 2017 1º de Agosto  Dragan Jovic

2018   1º de Agosto         Zoran Maki

2018/19  1º de Agosto      Dragan Jovic

2019/20 (*)

---------------

---------------

2020/21    Sagrada Esperança     Roque Sapiri

2021/22  Petro de Luanda    Alexandre Santos

Fonte: JA