Política
13 Maio de 2023 | 02h36

País muito próximo dos sete mil megawatts de energia eléctrica

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou nesta sexta-feira, na província de Malanje, que, em termos de produção de energia eléctrica, Angola está muito próximo de atingir os sete mil megawatts, a nível nacional.

Segundo João Lourenço, que falava à imprensa no Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, na província de Malanje, a produção do país resulta de fontes hídricas, das centrais foto voltaicas do Biópio, da Baia Farta e de Caraculo e das centrais térmicas criadas em algumas províncias.

"O sistema nacional de distribuição de energia eléctrica tem a contribuição de várias fontes de produção, entre as quais o Ciclo Combinado do Soyo, as barragens de Cambambe, de Kapanda e de Laúca”, referiu o Chefe de Estado, que esteve hoje a esta região do país.

Na sua óptica, o país está neste momento a produzir energia suficiente para a demanda, fruto de um programa que visa a sua industrialização.

"Tudo isso porque nós estamos à procura de industrializar o nosso país. Queremos mais indústrias, porque elas produzem bens, produzem serviços e dão bastante emprego. Não há indústria sem energia, não há indústria sem infra-estruturas”, afirmou João Lourenço.

Realçou que o problema da energia no país está sendo resolvido, faltando, portanto, a construção da central eléctrica de Caculo-Cabaça, de mais centrais de produção de energia fotovoltaicas, algumas das quais já identificadas e em execução.

O Presidente da República disse que, agora, se precisa investir na transportação da energia eléctrica produzida na bacia do Cuanza e na rede domiciliar de praticamente todo o país.

"Já não estamos mal em termos de produção, mas ainda estamos mal em termos de levar essa produção para junto dos consumidores, quer com as linhas de transportação, quer com as redes domiciliares”, afirmou João Lourenço que efectuou uma visita de trabalho de algumas horas à província de Malanje, onde testemunhou o final das obras de construção do Aproveitamento Hidroeléctrico (AH) de Laúca e descerrou a placa da central ecológica.

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca conta com 2.070 Mw de capacidade instalada e 6 unidades de tomadas de água, 2,2 milhões de m3 (metros cúbicos) de escavação 96 mil m3 de betão.

As estruturas comportam tecnologias avançadas e uma engenharia eficiente capaz de desenvolver os melhores projectos e soluções.

Fonte: Angop