Cultura
11 Maio de 2023 | 16h03

Afrikanizm lança exposição " Intersections"

A exposição "Intersections”, um conjunto de quadros da Afrikanizm Art e da Face Studio, será lançada, este sábado, no Marina Yacht Club.

Rómulo Santa Rita, Walter Fernandes, Joyce Jazz, Armanda Alves, Wilson Bellas, Mumpasi Meso, Erika Jâmece, Lino Damião e Bolondo são os artistas que vão expor as suas obras.

A exposição vai ficar patente até ao dia 21 de Maio, como forma de  dar a conhecer as obras dos artistas angolanos que estão a ultrapassar as fronteiras das convenções artísticas tradicionais, explorando assim o mundo dinâmico e inovador da arte africana contemporânea.

Em nota enviada à ANGOP, a organização avança que, através das suas obras de arte, esses artistas exploram a intersecção de diferentes meios, desde a pintura à colagem e utilizam uma variedade de técnicas para expressar as suas ideias.  

Os criadores exploram temas como a identidade, os problemas sociais e o património cultural, reflectindo sobre a complexa história de Angola e do seu povo.

 "Interseção é um lugar onde diferentes estilos, meios e gerações se cruzam para criar o futuro da arte contemporânea africana. É um espaço onde o antigo e o novo se unem para formar uma mistura única de expressão criativa que fala ao presente e ao futuro”, lê-se no texto curatorial da exposição.

Fundamenta que, esta intersecção não é apenas sobre arte, é também sobre as pessoas por detrás dela. Os diferentes caminhos profissionais e as identidades variadas dos artistas cruzam-se aqui para criar um novo espaço partilhado onde podem colaborar, inspirar-se mutuamente e expandir a sua criatividade.

O resultado é um cenário artístico vibrante e diversificado. Através dos seus trabalhos, estes artistas desafiam estereótipos e quebram barreiras, ao mostrar ao mundo a profundidade e a riqueza da cultura e da criatividade africana.

A Afrikanizm Art é uma plataforma digital focada na promoção e venda online de arte de autoria de artistas de ascendência africana, residentes em África ou na diáspora.

Criada por Laura Leal e João Boavida, o seu objectivo é contribuir para que a arte contemporânea Africana seja reconhecida e valorizada, dando voz e oportunidades aos artistas africanos e contribuindo para o desenvolvimento das artes plásticas.

A Face STUDIO é  uma empresa especializada na captação de imagem vídeo e fotografia para campanhas de publicidade, institucional e brochuras. VS/ART

Exposição de quadros (arquivo) © Fotografia por: Domingos Cardoso-ANGOP

Fonte: Angop