Sociedade
10 Maio de 2023 | 10h11

Bíblia rara em hebraico vai a leilão pela 1.ª vez. Poderá render 50 milhões

Uma série de obras raras, incluindo a Bíblia hebraica mais antiga e completa do mundo e uma pintura de Gustav Klimt, vão a leilão pela primeira vez nas vendas de primavera da Sotheby's em Nova Iorque, na próxima semana.

O Codex Sassoon tem mais de 1.000 anos e é um dos dois únicos documentos que contêm os 24 livros da Bíblia hebraica que sobreviveram até à era moderna.

É o documento ou manuscrito histórico mais caro a ser leiloado e deverá render até 50 milhões de dólares a 17 de maio.

Composta por 24 livros divididos em três partes - o Pentateuco, os Profetas e os Escritos - a Bíblia hebraica constitui a base do Judaísmo, assim como das outras religiões como o Cristianismo ou o Islão.

O Cristianismo reconhece estes textos como o Antigo Testamento, e são incorporados no cânone bíblico por correntes católicas, ortodoxas, protestantes e outras.

A obra 'Insel im Attersee' do pintor austríaco Gustav Klimt, de 1901 ou 1902, também vai a leilão pela primeira vez e poderá ser vendida por cerca de 45 milhões de dólares.

"As suas paisagens aquáticas são muito poucas e distantes entre si e é muito incomum ter uma oportunidade como esta", disse Allegra Bettini, da casa de leilões.

Fonte: NM