Política
09 Maio de 2023 | 17h00

Cuando Cubango: PR Presencia exercícios militares

O Presidente da República, João Lourenço, assistiu nesta terça-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, a manobras tácticas de brigadas militares dos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), no quadro do adestramento anual das tropas.

Durante cerca de duas horas, o Chefe de Estado presenciou no polígono militar Soba Matias, numa área de dez mil e 500 hectares, preparada para este fim, um exercício que retratou o cenário fictício de guerra, mas com fogo real.

O cenário baseou-se numa operação dos efectivos dos três ramos das FAA, em defesa do território nacional, confrontado por uma invasão de "hipotéticos” inimigos.

No exercício, estiveram envolvidos meios técnicos de artilharia, caças bombardeiros, carros blindados e aviões de reconhecimento dos três ramos.

No local, após o término da manobra, o Presidente da República inspeccionou o posto comando do exercício, local onde foram dadas as coordenadas para a sua execução.

A manobra faz parte do cumprimento da directiva do Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço.  

O acto foi presenciado pelo ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, oficiais generais dos distintos órgãos de defesa e segurança, membros do governo, entre outras individualidades

Composta por três ramos (Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra), as estrutura das FAA remontam a 9 de Outubro de 1991, data em que foram fundadas.