Economia
08 Maio de 2023 | 17h26

Especialistas analisam qualidade agro-alimentar em Angola

Especialistas nacionais analisam esta terça-feira, o actual estado das infra-estruturas nacionais de qualidade (INQ) para o sector agro-alimentar angolano, com destaque para as pescas, frutos tropicais e café.

O evento, a decorrer de 09 a 11 deste mês, enquadra-se no Programa "Train for Trade II”, numa promoção da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD sigla em inglês), em parceria com o do Ministério da Indústria e Comércio angolano.

Denominado "Workshop de Formação Conjunta”, o certame tem como objectivo discutir o papel das INQ e como são utilizadas para demonstrar que os produtos e serviços cumprem os requisitos especificados pelos reguladores e pelo mercado relativamente a um funcionamento eficiente dos mercados domésticos.

Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta segunda-feira, o evento visa, igualmente, analisar o reconhecimento internacional das INQ, para facilitar o acesso aos mercados internacionais, bem como avaliar as lacunas e limitações nas actuais infra-estruturas angolanas.

Durante três dias, os participantes também vão recomendar medidas e partilhar informação relativa à experiência internacional e as melhores práticas no terreno.

Participarão do workshop representantes de instituições públicas e privadas que lidam com os sectores das pescas, frutas e café, incluindo os responsáveis de vários departamentos ministeriais relevantes, reguladores nacionais, operadores do sector das pescas, peritos em inspecção de pescas, associações industriais, prestadores de serviços.

O evento também vai contar com a participação de organismos de avaliação da conformidade e consumidores, analistas de laboratório, peritos sectoriais e associações de consumidores, assim como agentes do sector agro-alimentar com vasto conhecimento prático e técnico sobre comércio, políticas de desenvolvimento e normas internacionais de qualidade e segurança alimentar.

O Programa Train for Trade II para a vertente formação e capacitação conta com o financiamento da União Europeia.QCB/NE

Pormenor de um supermercado © Fotografia por: JA (Divulgação)

Fonte: Angop