Sociedade
08 Maio de 2023 | 16h49

Deputados avaliam obras do PIIM

Deputados da 4ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional (AN) consideraram, esta segunda-feira, em Ondjiva, de positivo o grau de execução física e financeira dos projectos em execução na província do Cunene, com realce as obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O PIIM no Cunene, contemplou 135 projectos, destes 110 são de responsabilidade das administrações municipais, 26 do governo da província e cinco de subordinação central.

Falando à imprensa, à margem da reunião de balanço da jornada de trabalho ao Cunene, o  coordenador da delegação parlamentar, Gilberto Pereira, disse que o contacto permitiu perceber não só as dificuldades, mas também o desenvolvimento dos vários projectos que vão conferir maior dignidade às populações.

Segundo o parlamentar das obras circunscritas no PIIM, podemos afirmar que o grau físico e financeiro está bem equilibrado com os prazos a serem cumpridos convenientemente.

Devemos, contudo, realçar que "os projectos que viemos fiscalizar, a maior parte está a um nível de execução acima dos 85 por cento, o que nos satisfaz, porque o Governo local tem estado a cumprir com as metas que o Executivo se propôs  alcançar”, afirmou o parlamentar.

Destacou ainda a construção de residências sociais para albergar os profissionais da saúde e educação que  nas zonas rurais, que de certo modo constitui um grande alívio para acomodação dos quadros.

Acrescentou que o Cunene tem características próprias, ligadas a dispersão da população que vive em áreas distanciadas uma das outras, fazendo com que se torna difícil a implantação de empreendimento sociais, como escolas e unidades sanitárias nas zonas rurais.

Adiantou que essas distâncias  impactam de forma negativa no desenvolvimento socioeconómica da região.

Por outro lado, Gilberto Pereira enalteceu ainda a construção do futuro hospital geral de Ondjiva, com término previsto para finais do corrente ano, constituindo uma mais-valia para garantia da assistência médica e medicamentosa à população local.

O deputado louvou o projecto de aproveitamento das áreas agrícolas ao longo do canal do Cafu, realçando que embora seja um caso inicial, há iniciativas do aproveitamento de água para prática agrícola.

Salientou ainda que é preciso continuar apoiar a actividade da agricultura familiar neste perímetro, de forma a tirar maior proveito deste empreendimento e elevar os níveis de produção agrícola.

Durante quatro dias de trabalho, a comitiva desdobrou-se em jornadas de campo a nível dos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Namacunde e Ombadja, onde avaliaram o estado de execução de projectos da Educação, Saúde, Habitação, Energia e Águas, Construção e Reabilitação de Estradas e o canal do Cafu.FI/LHE/VIC


Deputados da 4ª Comissão visitam Centro de Saúde da Móngua/Cunene © Fotografia por: DR

Fonte: Angop