Internacional
08 Maio de 2023 | 16h01

Ataque russo destruiu armazém e danificou hospital da Cruz Vermelha

Organização disse que o armazém continua ajuda humanitária destinada a apoiar a população de Odessa.

Um míssil russo atingiu esta segunda-feira um armazém da Cruz Vermelha ucraniana, na cidade de Odesa, destruindo a infraestrutura onde estava armazenada ajuda humanitária para apoiar a população.

A situação foi denunciada pela organização não-governamental, que disse que, além do armazém, foi ainda danificado um hospital de campanha na cidade de Mykolaiv, no dia anterior, no qual "algum equipamento médico ficou impróprio para ser usado".

Odessa foi um dos vários locais atacados por uma série de ataques russos esta madrugada, com as cidades de Kherson e de Kyiv a serem também atingidas.

A Cruz Vermelha acrescenta que o armazém foi destruído por um fogo, que deflagrou na sequência da queda do míssil. "Os funcionários e voluntários da Cruz Vermelha ucraniana não ficaram feridos", aponta ainda a ONG. Num comunicado adicional, citado pelo The Guardian, é referido ainda que "o aprovisionamento de ajuda humanitária e de atividades de alguns projetos da organização regional de Odessa foram suspensos".

Esta segunda-feira, depois dos ataques da manhã que fizeram vários feridos um pouco por todo o país, os alarmes de ataque aéreo voltaram a soar em toda a Ucrânia. Nos últimos dias, as forças russas têm levado a cabo mais ataques, na perspetiva de uma nova contraofensiva ucraniana que deverá arrancar a curto prazo.

Na terça-feira, no Dia da Vitória (feriado celebrado na Rússia devido à vitória da União Soviética contra a Alemanha nazi), as autoridades russos já alertaram para novos ataques ucranianos no âmbito da sua contraofensiva. Em Zaporíjia, já foram retiradas mais de 1.600 pessoas, antecipando-se que a zona seja atingida pelo avanço das tropas.

Fonte: NM