Política
08 Maio de 2023 | 15h17

Angola participa na reunião do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça

A Provedora de Justiça de Angola, Florbela Araújo, participa na reunião anual do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça (IOI), a decorrer de 08 a 11 de Maio do corrente ano, com o objectivo de discutir formas para o fortalecimento da organização.

De acordo com uma nota da instituição que a ANGOP cita, a Provedora de Justiça de Angola, que participa no evento na qualidade de directora do IOI para a região África, encontra-se na capital austríaca (Viena), desde domingo (07).

À sua chegada, Florbela Araújo manteve encontros com os seus homólogos de Portugal, Zâmbia, Bélgica e a primeira Vice Presidente do IOI, Diane Welborn, dos Estados Unidos da América.

A reunião do Conselho de Direcção vai analisar, entre outros assuntos, os relatórios do presidente do IOI, Chris Field, as questões relativas a pedidos de adesão de novos membros, análise do mapa dos fluxos de caixa e orçamento, subsídios regionais do período de 2023/2024 e os demais relatórios sobre as recentes iniciativas de formação 2022/2023.

No encontro serão abordados diversas questões relacionadas com a vida da organização, nas várias sessões, dentre as quais, a da Comissão Executiva, do Grupo de Trabalho da ONU, da Comissão da Reforma Estatutária e aspectos com as direcções do Conselho de Administração do IOI.

A revisão das línguas oficiais do IOI e dos documentos sobre boas práticas das regiões, bem como o estatuto de observador permanente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas serão, de igual modo, analisados na reunião.

O Instituto Internacional dos Provedores de Justiça (IOI) é a maior Organização Internacional que congrega Provedores de Justiça em todo o mundo, estando dividida em 6 (seis) regiões, designadamente: África, Ásia, América do Norte, América Latina e Caraíbas, Europa e Austrália e Pacífico. SC

Provedora de Jústiça de Angola, Antónia Florbela Araújo © Fotografia por: Pedro Parente - ANGOP

Fonte: Angop