Cultura
19 Abril de 2023 | 11h26

Corredor do Cuanza e Semba elevados a património histórico-cultural

O "Corredor do Cuanza", o género de música e dança "Semba" foram recentemente elevados a património histórico-cultural nacional, revelou, esta terça-feira, em Luanda, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau.

O governante que falava na abertura da mesa redonda sobre a salvaguarda do património cultural, material e imaterial de Angola, em alusão ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que hoje se assinala, acrescentou que a Dikanza (instrumento musical) e Bessangana (vestuário típico de Luanda) também foram elevados à mesma categoria.

Para Filipe Zau, esse património faz com que o país se orgulhe em preservar uma variedade de bens culturais que representam uma das maiores riquezas culturais e humanas de qualquer sociedade. 

"As mais três centenas de bens classificados em todo o país, a recente entrega da candidatura dos sona a Património Cultural Imaterial da Humanidade, assim como as várias intervenções de recuperação de edifícios públicos e privados classificados como património histórico-cultural nacional são bons exemplos dos esforços empreendidos pelo Executivo angolano", disse.

Filipe Zau acrescentou que é necessário reconhecer a responsabilidade das entidades públicas e privadas que, através de palestras, exposições temáticas e publicações periódicas, ajudam na divulgação e reconhecimento do vasto património e sítios culturais de Angola. 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os Estados membros a diversificar, proteger e conservar o património cultural.

Angola conta com mais de 278 monumentos e sítios classificados.