Cultura
04 Abril de 2023 | 11h30

Embaixador angolano destaca relações culturais entre Angola e o Ruanda

O embaixador de Angola no Ruanda, Eduardo Octávio, sublinhou, segunda-feira, durante uma conferência de imprensa realizada na capital daquele país, que o lançamento do livro de F. Tchikondo em Kigali,“O Grande Império Kassitur na Dinastia Sekele”, a ser lançado hoje, no âmbito da celebração dos 21 anos de paz efectiva em Angola, significa mais um passo dado na fortificação da diplomacia cultural entre os dois países.

Segundo o diplomata, os leitores ruandeses vão ter a possibilidade de ler uma obra interessante que não deve ficar apenas pela edição em português, mas sim ser partilhada por diversos públicos de diferentes pontos de África, contribuindo para as relações culturais, científicas e políticas entre os países.

No âmbito daquilo que é a divulgação da cultura angolana no exterior e a mobilização de opiniões e recursos a favor do país, explicou  haver em todas as efemérides programas de actividades significativas, respectivamente lúdicas, culturais e desportivas.

Em termos numéricos, o embaixador angolano apontou que a comunidade angolana é pequena, sendo composta por pouco menos de 100 angolanos, fundamentalmente formada por diplomatas e seus dependentes e alguns estudantes que foram ao Ruanda por conta própria.

Quanto aos benefícios dos acordos de cooperação, o embaixador enfatiza que os angolanos estão isentos de Visto nas suas deslocações ao Ruanda, país com o qual celebrou acordos em diferentes ramos, como aviação civil, saúde, justiça e direitos humanos, agricultura, administração local e petróleo e gás.

Por outro lado, o embaixador Eduardo Octávio fez saber que muitos ruandeses são praticantes da dança kizomba, tanto que chegaram a criar um "Fã Club” de admiradores desta dança angolana.

"Aqui em Kigali abriram uma escola onde ensinam este estilo de dança gratuitamente. A embaixada angolana tem dado um apoio moral para que esta iniciativa continue dando os seus passos. Esse club tem permitido a divulgação da kizomba a nível local”, reconheceu.      

Por sua vez, o escritor F. Tchikondo foi apresentado à imprensa ruandesa durante a conferência de imprensa que decorreu no final da tarde de ontem, no Centro de Convenções de Kigali, aderida por diversos órgãos daquele país que quiseram conhecer o autor e tirar todas as dúvidas sobre a obra que é lançada hoje.

Estiveram igualmente à mesa o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, David Capelenguela, e o seu homólogo Richard Hategekima, presidente da Confederação dos Escritores do Ruanda, tendo ambos manifestado o desejo de colaboração.