Curiosidades
31 Março de 2023 | 15h31

Panquecas saudáveis, ricas em fibra e deliciosas? Aqui está a receita

São um ótimo pequeno-almoço ou lanche.

Para o pequeno-almoço não há melhor do que umas panquecas deliciosas e, preferencialmente, saudáveis. Não conhece nenhuma receita? Anote esta da revista BBC Good Food. São panquecas de aveia, ricas em fibra e vitamina C, servidas com iogurte e compota caseira.

Ingredientes:
1 laranja, raspada e espremida
120g de frutos vermelhas congeladas
1 maçã pequena cortada em cubinhos
100g de papas de aveia
1 colher de fermento em pó
1 colher de chá de canela
100ml leite de aveia
1 ovo médio batido
1 colher de sopa de óleo de colza 
50g de iogurte grego sem gordura

Modo de preparação: 
1- Para fazer a compota, coloque o sumo de laranja, os frutos vermelhos e a maçã numa panela pequena e cozinhe em lume médio entre 10 e 12 minutos, até que a fruta comece a estourar e a maçã a amolecer. Retire do fogo e deixe arrefecer. Se quiser, adicione um pouco de água, ajuda a soltar.
2- Coloque a aveia num processador de alimentos e misture até ficar com uma consistência de farinha grossa e, a seguir, despeje numa tigela. Adicione o fermento, a canela e as raspas de laranja e mexa bem. Misture o leite de aveia e o ovo numa jarra, depois acrescente aos ingredientes secos e misture, até criar uma massa grossa.
3- Aqueça um pouco de óleo numa frigideira antiaderente e use  duas colheres de sopa da massa para fazer uma pequena. Cozinhe em lume médio durante dois minutos. Vire a panqueca e cozinhe do outro lado, durante um minuto, depois transfira para um prato. Repita com o óleo e a massa que sobram. Quando terminar, empilhe as panquecas em dois pratos, coloque a compota e o iogurte grego em cima. 

Fonte: NM