Cultura
26 Março de 2023 | 09h40

Iniciado estudo para erguer monumento dos Heróis de Cangamba

Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria está, desde sexta-feira, na vila de Cangamba, sede do município dos Luchazes, província do Moxico, para efectuar levantamento de dados topográficos do espaço onde será construído o Monumento Heróis de Cangamba.

A delegação trabalha no município que dista 356 quilómetros mais a Sul do Luena, para aprofundar o levantamento dos dados topográficos do espaço onde se pretende futuramente erguer o Monumento dos Heróis de Cangamba, informou o gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Governo do Moxico.

O administrador municipal, Quintas Sempieca, destacou que a iniciativa "é boa por tudo aquilo que o povo de Luchazes consentiu, doando-se pela causa da pátria e pela dimensão histórica do município”.

Os acontecimentos na vila de Cangamba representaram batalhas contra a invasão de tropas sul-africanas do regime de apartheid na província do Moxico, ocorridas em 1983, um dos episódios que marcaram a história da libertação e consolidação da Independência de Angola.

Fonte: JA