Cultura
19 Março de 2023 | 10h32

Agostinho Neto distinguido pela Universidade Metodista

O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi distinguido com a outorga, a título póstumo, do grau de Doutor Honoris Causa, pelo reitor da Universidade Metodista de Angola (UMA).

A entrega do diploma Doutor Honoris Causa foi feita pelo reitor da UMA, Michael Oroceno Aragón, à viúva Maria Eugénia Neto, que valorizou o acto como fruto da formação metodista do marido.

De acordo com o reitor da UMA, com a outorga do título de Doutor Honoris Causa, na última sexta-feira, a universidade reconhece Agostinho Neto como um intelectual extraordinário que colocou o seu pensamento, formação no campo literário e académico, ao serviço do povo.

Michael Oroceno Aragón considerou António Agostinho Neto como um activista sociopolítico que foi capaz de formar uma identidade nacional, juntar o povo para iniciar "a mudança mais radical da sua história em busca da Independência Cultural”.

O académico disse que a UMA inspira-se em Neto, por ser um líder que soube granjear, ao longo do seu percurso como estudante, activista, escritor, médico e intelectual, o carinho e respeito de toda a nação que ajudou a construir. Segundo o reitor, são estes os princípios que a UMA procura incutir nos seus estudantes, aliada à oportunidade de formação superior de qualidade.

O título que se outorga ao Presidente Agostinho Neto, disse o reitor da UMA, é por ser daqueles líderes intrépidos e um destemido intelectual do seu tempo que não hesitou em criticar e romper com os velhos paradigmas hegemônicos. Agostinho Neto, prosseguiu, simboliza o líder que queremos formar nas nossas universidades, aquele que mobiliza as massas, que vê no ensino a fonte para produzir mudanças de comportamento a bem da sociedade.

Aragón acrescentou que tem sido amplamente reconhecido o entendimento de Agostinho Neto sobre a Educação como meio ideal para promover a consciencialização, particularmente, através da literatura. Por outro lado, disse que o chamado evangelismo poético, traduz-se no sentido pedagógico e cívico da sua poesia que perpassa por quase todos os poemas da Sagrada Esperança.

Inspirada na figura do primeiro Presidente de Angola, a Universidade Metodista de Angola criou a Cátedra de Estudos Angolanos, dando-a o nome de "António Agostinho Neto”, ressaltou o reitor, explicando que se trata de uma entidade vocacionada a viabilizar o conhecimento da História, Cultura, Economia e Política do país.

Neste âmbito, foi assinado um memorando de parceria com a Fundação António Agostinho Neto, com o objectivo de promover o reforço da cooperação técnica e científica entre as duas instituições, para actuar na promoção e divulgação da sua figura e da sua obra.


  Viúva agradece a outorga do título

Maria Eugénia Neto considerou a homenagem ao marido como o resultado de todo um trabalho de dignificação do homem angolano que iniciou, ainda jovem, as tarefas no seio da Igreja Metodista, ajudando aqueles que mais dificuldades apresentavam na vida estudantil, após criar o Centro Evangélico da Juventude Angolana (CEJA).

A viúva do primeiro Presidente de Angola disse que a ligação umbilical de Neto, por via dos progenitores, o reverendo Agostinho Pedro Neto e a professora Maria da Silva Neto, ambos destacados membros da Igreja Metodista em Angola, permitiu a sua participação activa no seio da juventude metodista, uma das razões para a outorga do grau de Doutor Honoris Causa, que agradeceu de modo particular.

"Já nesta altura Agostinho Neto esgrimia o desejo de participar no combate contra o analfabetismo, obscurantismo, como forma de contribuir para a libertação dos seus irmãos. Estas e outras acções desenvolvidas enquanto jovem metodista, estimularam-no a prosseguir a sua acção libertária em Portugal, apoiando a dinamização e movimentos que se opunham a todas as formas de opressão do homem”, contou.

Roberto de Almeida, presidente da Fundação Sagrada Esperança, considerou a cerimónia de grande sentido de elevação, "porque conferir a outorga de Doutor Honoris Causa ao primeiro Presidente da República Popular de Angola corresponde à estatura deste Estadista e gesto é de um grande significado”.

Para o bispo da Igreja Metodista Unida, Gaspar João Domingos, "Agostinho Neto é filho metodista e o resultado desta formação o tornou o homenageado, porque é importante reconhecer que foi por causa desta formação que se tornou um político e poeta que retrata os hábitos e costumes do seu povo”.

Fonte: JA