Saúde
16 Março de 2023 | 17h02

Mulheres em idade fértil beneficiam de kits de higienização íntima

Dezassete mil mulheres, em idade reprodutiva, dos 14 aos 25 anos, que vivem no meio rural e em situação de vulnerabilidade, beneficiaram de kits de higienização íntima, numa acção desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Cada mulher recebeu um kit composto por balde, pastas de dente, escovas, sabonetes, chinelas para banho, três peças de roupa interior, uma embalagem de absorvente, lanterna, um pano e um apito, que poderá ser utilizado como alarme em caso de agressão sexual na comunidade.

O projecto, executado entre Agosto de 2021 a Dezembro de 2022, foi financiado pelo Banco Mundial, abrangendo cinco dos seis municípios da província do Cunene, com excepção ao Cuvelai.

Em declaração esta quinta-feira à ANGOP, o ponto focal da UNFPA no Cunene, Mbulandy Wassuka, disse que o projecto denominado "Kits da dignidade”,  tem por objectivo promover na mulher rural, sobre os princípios de higienização durante o período menstrual e o asseio diário.

Mbulandy Wassuka realçou que a acção visa incentivar as jovens mulheres no sentido de evitarem comportamentos desviantes, levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável e se prevenirem de Infecções de Transmissão Sexual (ITS) e do VIH/Sida.

Disse a distribuição dos meios de higienização, foi antecedida com a realização de palestras de sensibilização, sobre os serviços integrados de saúde sexual e reprodutiva com destaque para a higiene menstrual, prevenção da gravidez precoce, Infecções Transmitidas Sexualmente incluindo a hepatite e o VIH.

Fez saber que o projecto permitiu a capacitação de 60 técnicos de saúde, com base no reforço dos conhecimentos e habilidades dos técnicos cuidados obstétricos e neonatais de urgência para garantir a aderência das gestantes às consultas e ao parto institucional assistido por pessoal qualificado.

Apontou ainda a distribuição de mais de 16 mil kits de saúde reprodutiva onde são beneficiárias as mulheres gestantes, de modo a garantir a logística dos meios e produtos nas salas de parto

Para o ano de 2023, realçou que a organização vai desenvolver um novo projecto, que arrancou no mês de Março, com um período de execução de oito meses com base num apoio do governo japonês que vai abranger as províncias do Cunene e Namibe.

Disse que actualmente decorre o processo de organização do trabalho a ser desenvolvido, que abrange a distribuição de kits de higienização assim como campanhas de sensibilização nas escolas, igrejas e comunidades rurais. FI/LHE/VIC

UNFPA entrega 17 mil kits de dignidade feminina no Cunene © Fotografia por: Cedida

Fonte: Angop