Internacional
13 Março de 2023 | 16h22

Pyongyang responde a exercícios a sul com dois testes a mísseis

Os testes ocorreram menos de um dia depois dos EUA e da Coreia do Sul arrancarem uma série de exercícios que durará onze dias.

A Coreia do Norte anunciou no domingo que realizou testes com dois mísseis cruzeiro a partir de um submarino no  Mar do Japão, apesar das autoridades da Coreia do Sul darem conta de apenas "um míssil não identificado a partir de um submarino na cidade portuária de Sinpo".

Os testes surgem menos de um dia depois de os Estados Unidos e da Coreia do Sul iniciarem exercícios entre as forças militares dos dois países, que deverão durar onze dias, tornando-se no maior exercício dos últimos cinco anos.

Ao mesmo tempo, os EUA, a Austrália e o Reino Unido chegaram a um acordo para trocar tecnologias defensivas, para a venda de submarinos nucleares ao Reino Unido e o fornecimento dos mesmos veículos às forças australianas.

Este acordo, que juntou os três líderes em Washington D.C., tem como objetivo estar mais atento aos movimentos da China e restringir as suas actividades no Sudeste Asiático e na Oceânia.

À ABC News, um investigador no Asan Institute, em Seul, afirmou que estes dois eventos motivaram os testes pelo regime de Pyongyang. "Eles querem dizer ao mundo que também eles estão a desenvolver mísseis balísticos lançados a partir de submarinos, e a capacidade militar dos seus submarinos também é perigosa", afirmou Go Myong-Hyun.

Já Park Won-gon, professor de estudos norte-coreanos na universidade Ewha Womans University, disse à emissora norte-americana que o AUKUS, o acordo entre EUA, Reino Unido e Austrália, é "uma boa desculpa para a Coreia do Norte justificar as suas ambições nucleares".

"Apesar dos submarinos do AUKUS não carregarem ogivas nucleares como as que Pyongyang ambiciona desenvolver, os submarinos são movidos a energia nuclear. Portanto a Coreia do Norte pode argumentar que é um duplo critério", explicou o investigador.

A par do acordo, também a China mostrou-se enfurecida pelos três aliados ocidentais, afirmando que o bloco "anglo-saxónico envolve a transferência ilegal de materiais nucleares", considerando-o "essencialmente como um acto de proliferação nuclear".

A compra de armas nucleares pela Austrália está proibida segundo o Trato de Não-Proliferação de Armas Nucleares, mas o país, assim como outras nações, tem explorado a falta de especificidade na linguagem do tratado para desenvolver e comprar submarinos movidos a energia nuclear.

Fonte: NM