Internacional
13 Março de 2023 | 06h15

Nicarágua propõe suspensão das relações diplomáticas com Vaticano

O Governo da Nicarágua anunciou neste domingo que pretende a "suspensão das relações diplomáticas" com o Estado do Vaticano, depois de o Papa Francisco ter considerado o regime de Daniel Ortega uma “ditadura grosseira”. Ex-presidente da Geórgia diz que corre risco de vida

"Dada a informação que tem sido divulgada por fontes aparentemente ligadas à Igreja Católica, o Governo de Reconciliação e Unidade Nacional da nossa Nicarágua, abençoado e sempre livre, especifica que entre o Estado do Vaticano e a República da Nicarágua foi proposta uma suspensão das relações diplomáticas", adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

O Papa Francisco classificou o regime do Presidente Daniel Ortega como uma "ditadura grosseira", um mês depois de o bispo Rolando Alvarez ter sido condenado a 26 anos e quatro meses de prisão.

Fontes do Vaticano adiantaram à agência noticiosa EFE que a Nicarágua avançou com um pedido à Santa Sé para o encerramento da respetiva sede diplomática, embora ainda não se tenha concretizado a rutura nas relações diplomáticas.