Política
09 Março de 2023 | 15h10

Embaixadores reiteram aposta na diplomacia económica

Os embaixadores extraordinários e plenipotenciários empossados esta quinta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, num total de 16, reiteraram a aposta na diplomacia económica de Angola, no quadro do aumento da atracção de investimento estrangeiro directo.

No quadro das orientações baixadas pelo Presidente João Lourenço, os diplomatas angolanos garantiram o cumprimento da promoção da imagem de Angola no exterior, a atracção de investimento estrangeiro e o turismo internacional.

À margem da cerimónia de tomada de posse, a embaixadora de Angola na República da Suíça, Filomena Delgado, disse à imprensa que vai também dar continuidade aos dossiers que existem em termos de cooperação entre os dois países, além da orientação dada pelo Presidente.

A captação de investimento, de acordo com Filomena Delgado, será mediante acordos já existentes e outros que precisam ser actualizados.

"A Suíça foi um dos países que trabalhou com o Ministério da Agricultura na construção de escolas de campo, em  localidades como Quibala, no Cuanza Sul, e Bié, são bases que podemos retomar e levar avante, no âmbito das prioridades do país”,  disse a diplomata que foi movimentada da África do Sul para Suíça.

Por seu turno, Azevedo Xavier Francisco, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola na Argentina, referiu que a atracção do investimento será feita a nível da América latina.

"Fomos acreditados em outros países vizinhos, e vamos aproveitar atrair o  turismo internacional e outros sectores que seja de interesse e prioritários para o desenvolvimento económico de Angola”, frisou, apontando áreas como o agro-negócios,  agro-indústria, agricultura, indústria extractiva, entre outras.

Já o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República Federal da Nigéria, José Bamokina Zau, frisou que para além das orientações baixadas pelo Presidente da República, vai trabalhar  no sentido do país continuar a contribuir para manter inviolável o corredor do Golfo da Guiné, onde transitam 10% do tráfico mundial.

"Vamos continuar a trabalhar para que este Corredor do Atlântico Sul-africano seja de facto um corredor de segurança”, avançou o diplomata que destacou as potencialidades económicas da Nigéria, tendo considerado como um gigante no continente africano… NE / OHA

Cerimónia de tomada de posse de novos embaixadores © Fotografia por: Joaquina Bento (Angop)

Fonte: Angop