Sociedade
09 Março de 2023 | 10h13

ENDE vai introduzir inovações no sistema para melhorar o fornecimento de energia

O presidente do Conselho de Administração da ENDE anunciou a introdução de inovações precisas no plano estratégico da empresa para a concretização do que foi definido pelo colectivo, de modo a melhorar o fornecimento de energia eléctrica.



Hélder Adão, que falava  à margem do V Conselho realizado em Benguela, disse que caso se consiga atingir os níveis aceitáveis, o ganho poderá favorecer o desempenho da empresa, face às necessidades diárias da população, assim como contribuir no aumento das receitas a arrecadar para os cofres do Estado.

  Anunciou que a empresa tem registada uma dívida global de 160 mil milhões de kwanzas, derivada do não pagamento do consumo de energia eléctrica.

No V Conselho de Direcção alargado da ENDE, que decorreu de 1 a 3 de Fevereiro, em Benguela, Hélder Adão revelou que os prejuízos são enormes, o que exige a tomada de outras medidas para inverter o quadro.

Informou que a empresa tem cadastrados mais de um milhão e 900 clientes e que  será feito um trabalho para corrigir os erros, concretamente na forma de facturação, cobranças e falta de contadores, entre outros factores.

O presidente do Conselho de Administração da ENDE esclareceu que a actividade nuclear da empresa é a comercialização de energia e, neste domínio, reconheceu que, no decurso do ano transacto, o trabalho nem sempre foi bem feito.

"Estimamos efectuar uma cobrança acima de 80 por cento e reduzir as perdas, que deviam estar abaixo de 20 por cento, mas tal facto não aconteceu”, lamentou.

Perante o quadro acima referido, adiantou, foram traçados outros mecanismos e tomadas medidas mais consistentes, para se atingir um nível de qualidade mais desejado no capítulo da facturação e não só.

De igual modo, perspectivou melhorar o sistema de facturação, por ser um dos maiores problemas com os clientes, facto que implica algum investimento, sobretudo na contagem, porque nesse domínio tem havido alguma dificuldade na comunicação e compreensão com as equipas técnicas.

Referiu que a maior aposta da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade  centra-se em gizar políticas consistentes, cujos indicadores devem merecer a satisfação dos consumidores, que merecem especial atenção e a qualidade necessária dos serviços.


Fonte: JA