Política
08 Março de 2023 | 19h00

Embaixador cabo-verdiano enaltece incremento da cooperação com Angola

O embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, considerou, esta terça-feira, ter havido um incremento na cooperação entre os dois países, nos últimos cinco anos.

Em declarações à imprensa, no final de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, o diplomata cabo-verdiano afirmou que o bom momento das relações pode ser avaliado com base nos acordos bilaterais já assinados.

Nos últimos cinco anos, Angola e Cabo Verde rubricaram, entre outros, acordos nos sectores dos transportes aéreos, marítimos, sobre facilitação do investimento privado, redução das taxas aduaneiras e relações administrativas.   

Jorge Figueiredo, que apresentou cumprimentos de despedida ao Presidente João Lourenço, após missão de cinco anos em Angola, sublinhou que as relações de cooperação são históricas e culturais.

Experiência autárquica

O embaixador Jorge Figueiredo manifestou, na ocasião, a disponibilidade do seu país partilhar com Angola a experiência no segmento autárquico, no "que for necessário”.

"Temos 31 anos de autarquias locais. Aquilo que aprendemos é fruto da troca de experiências com outros países. Cabo Verde já manifestou várias vezes o seu apoio a Angola neste processo”, notou o embaixador.

Angola e Cabo Verde possuem fortes laços de cooperação. Entre os vários protocolos bilaterais assinados estão os acordos de isenção de vistos, de cooperação técnica em distintos domínios, como os da educação, defesa, petróleo, diplomacia, agricultura, transportes, finanças e administração.

Audiência com embaixador da Turquia  

Noutro momento, igualmente no Palácio Presidencial, João Lourenço recebeu em audiência o embaixador cessante da Turquia, Alp Ay, depois de quatro anos de missão em Angola.

Ao falar a jornalistas, no final do encontro, o diplomata turco disse que as relações de cooperação entre os dois Estados atingiram níveis "bastante positivos”, tendo as considerado promissoras.   

"Nos últimos dois anos em que tivemos visitas presidenciais recíprocas tivemos mais de 25 acordos e protocolos assinados e importantes empresas a investir em Angola”, lembrou.

Quanto ao volume de negócios entre os dois países, Alp Ay disse estar avaliado em 350 milhões de dólares americanos.

Relativamente à política externa de Angola referiu que o governo da Turquia tem acompanhado o seu desenvolvimento e continuará apoiar os esforços do Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço.

Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e do Uíge (norte), nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil, sendo que actualmente as trocas comerciais entre os dois países se cifram em 134 milhões de dólares americanos.

Em 2020, a Turquia investiu em Angola cerca de 22,55 milhões de dólares em vários sectores, estando este país africano interessado na experiência e potencial turco na indústria têxtil, agro-alimentar e automóvel, bem como na produção de electrodomésticos e montagem de tractores e motorizadas.

Fonte: Angop