Política
04 Março de 2023 | 11h56

Acordos rubricados nos sectores das Finanças e Telecomunicações

Os Governos de Angola e de França rubricaram, sexta-feira, em Luanda, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, quatro instrumentos jurídicos, em cerimónia testemunhada pelos Presidentes João Lourenço e Emmanuel Macron.

Trata-se dos Acordos para o Financiamento entre a República de Angola e a Agência Francesa para o Desenvolvimento e de Facilitação de Crédito entre a República de Angola e esta instituição francesa.

O primeiro instrumento jurídico foi rubricado pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, e pelo director-geral da Agência Francesa para o Desenvolvimento, Rémy Rioux, que também assinou o segundo, com a ministra angolana das Finanças, Vera Daves.

Outros dois Acordos assinados ontem são o Contrato para Concepção, Fabrico e Fornecimento de um Sistema de Satélite de Observação da Terra, e a Adenda a este Contrato que foram rubricados pelo ministro angolano das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, e pelo presidente da empresa francesa Airbus Defense and Space SAS, Jean –Mare Nasr.

 

Satélite será construído pela Airbus Defence  and Space

O Satélite de Observação da Terra angolano, designado ANGEO-1, de altíssimo desempenho, será construído pela Airbus Defence and Space, na República de França, e está dentro dos mecanismos e acções de reforço da parceria e colaboração entre os dois Estados.

As suas aplicações vão desde soluções para estimar a produtividade agrícola, monitoramento de desflorestação, monitorização de obras de construção e detecção de navios, incluindo derrames de petróleo.

A partir do ANGEO-1 será possível fazer mais de mil imagens de alta resolução por dia com extrema capacidade de aquisição para uma cobertura local, nacional e regional, sendo altamente eficiente para as principais aplicações angolanas.

O satélite contribuirá ainda para o desenvolvimento das infra-estruturas, mapeamento de recursos naturais, vigilância marítima, incluindo pesca, agricultura, censo populacional, entre outras áreas.

Relações entre os dois países perduram há mais de 40 anos

Angola e França estabeleceram relações diplomáticas a 17 de Fevereiro de 1976. Os dois países possuem, igualmente, relações de cooperação em diversas áreas, que conheceram desenvolvimentos importantes depois da visita oficial do Presidente João Lourenço a França, em Maio de 2018. No quadro da cooperação bilateral, mais de 70 empresas francesas operam no território angolano, enquanto as exportações de petróleo de Angola para o país detentor da segunda maior economia da Europa rondam os 400 milhões de dólares.

A França pretende alterar e aprofundar as relações comerciais com Angola, no âmbito da diversificação económica em curso no país. Constam das prioridades questões ligadas à industrialização, particularmente nos domínios da logística, distribuição e agronegócio.

As empresas angolanas e francesas do sector privado lançaram quinta-feira uma parceria de produção no sector Agrícola e Agroalimentar, no quadro da visita a Angola do Presidente daquele país europeu, Emmanuel Macron.

Durante o Fórum Empresarial, que juntou 100 empresas e entidades dos dois países, Angola apresentou o potencial do seu sector agrícola e as necessidades do país em termos de conhecimentos técnicos, estruturação do mercado e financiamento.

Os dois países prevêem a elaboração de um acordo entre os sectores privados francês e angolano para o desenvolvimento de novas parcerias, com prioridades para a produção de mandioca, milho, soja, algodão, cereais, amendoim, café, frutas e legumes. São também prioridades, a criação de bovinos e suínos, avicultura e piscicultura.