Política
04 Março de 2023 | 11h41

Angola e Rússia analisam cooperação bilateral

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Serguei Riabkov, abordaram, quinta-feira, em Baku (Azerbaijão), a cooperação bilateral entre os dois países, incluindo a Cimeira Rússia-África, prevista entre Junho e Julho.

O encontro entre as duas entidades realizou-se à margem da Cimeira do Grupo de Contacto dos Países Membros do Movimento dos Não-Alinhados (NAM) em resposta à situação da Covid-19, convocada por IIham Aliyev, Presidente da República do Azerbaijão e presidente dos Países Não-Alinhados.

Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga URSS, o Tratado de Amizade e Cooperação.

Angola, com a proclamação da Independência nacional a 11 de Novembro de 1975, guiou-se pelos ideais do socialismo, até à adopção do multipartidarismo, em 1991.

A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricaram, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios Económico, Técnico-Científico e, no dia seguinte, criaram a Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica, Técnico-Científica e Comercial.

Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa e Segurança, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca.

As autoridades estimam que vivam actualmente em Angola mil russos, enquanto mil 500 angolanos residem na Rússia.

A Rússia faz parte de um grupo de 61 países abrangidos pelos procedimentos de simplificação de actos administrativos para a concessão de vistos de turismo.

Fonte: JA