Política
04 Março de 2023 | 11h29

Vice-Presidente da República está em Doha para Conferência dos PMD

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, encontra-se desde as primeiras horas deste sábado em Doha, capital do Qatar, para participar, de 5 a 9 de Março, na 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos (PMD).

A conferência constitui uma oportunidade, nesta década, para acelerar o processo de desenvolvimento sustentável.

Para tal, a assistência e o apoio internacional são fundamentais a fim de explorar todo o potencial e assegurar que os PMD sejam capazes de encontrar o seu próprio caminho para a prosperidade, acrescenta a comunicação.

Durante a conferência, que tem como tema "Do Potencial à Prosperidade”, Chefes de Estado e de Governo reúnem com o sector privado, sociedade civil, parlamentares e jovens para apresentar novas ideias, redefinir apoios e estimular o cumprimento dos compromissos acordados por meio do Programa de Acção de Doha. 

Estão previstas sessões plenárias, mesas redondas temáticas de alto nível e uma série de eventos paralelos, alguns dedicados ao Sector Privado, Jovens, Parlamentares e à cooperação Sul-Sul.

Com a Vice-Presidente da República estão na capital catari, entre outras entidades, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João, a ministra do Ambiente, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, os secretários de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas e para o Comércio, respectivamente, Domingos Vieira Lopes e Amadeu Leitão Nunes. 

Integram também a delegação o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Estado de Qatar, António Coelho Ramos da Cruz, representantes da Casa Civil do Presidente da República, do parlamento, de Empresas Publicas angolanas e da sociedade civil.

A primeira Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos foi realizada em Paris, em 1981, a segunda, em 1990, também em Paris, a terceira, em 2001, em Bruxelas, sediada pela União Europeia, a quarta em Istambul, Turquia, em 2011.