Política
02 Março de 2023 | 14h16

Pescadores regressam a Cabinda após absolvição em tribunal congolês

Os cinco pescadores angolanos absolvidos, terça-feira, pelo Tribunal de Grande Instância de Ponta-Negra, República do Congo, por falta de provas, chegaram a Cabinda, na quarta-feira, por via terrestre, na fronteira de Massabi.

Os referidos pescadores saíram em liberdade após pagarem uma multa no valor de 35 mil CFA, equivalente a cerca de 27 mil kwanzas, valor depositado pelo Consulado de Angola em Ponta-Negra.

Detidos a 8 de Janeiro último, os cinco pescadores estiveram 50 dias em prisão preventiva na cadeia central de Maison D’Arrêt, na cidade de Ponta-Negra.

Em declarações à ANGOP, um dos pescadores, Agostinho Barros, desencorajou armadores e outros pescadores a pescar na zona norte do mar de Cabinda, sob risco de entrarem em águas territoriais do país vizinho.

Os cinco pescadores negaram ter violado de forma deliberada as águas congolesas. Afirmaram ter chegado às águas territoriais da República do Congo por acção de fortes ventos que arrastaram a embarcação em que seguiam, após avaria no motor. PL/AL

Posto aduaneiro e fronteiriço de Massabi em Cabinda © Fotografia por: Tarcísio Vilela - ANGOP

Fonte: Angop