Política
27 Fevereiro de 2023 | 08h24

Destacado percurso das Forças Armadas na Luta de Libertação Nacional

O percurso e papel exercido pelas Forças Armadas Angolanas (FAA) na Luta de Libertação Nacional, retratado nas obras do general Mbeto Traça, mereceram destaque, sábado, na cerimónia de homenagem ao autor, realizada pela Mayamba Editora, no âmbito da habitual rubrica “Autor do Mês”.

Autor de duas obras, nomeadamente, "Léxico da Luta de Libertação Nacional” e "Do EPLA às FAPLA”, o general, na qualidade de autor do mês (Fevereiro), esclareceu que uma das principais motivações para a produção dos livros partiu da necessidade que sentiu de levar para junto do público uma série de questões sobre a luta de libertação.

De acordo com Mbeto Traça, quando se fala da luta, lembra-se apenas de nomes sonantes, como Agostinho Neto, Lúcio Lara e Hoji ya Henda. "Houve outras pessoas anónimas que participaram e possibilitaram que esta luta avançasse e se vencesse”, esclareceu, tendo destacado o importante papel desempenhado pelas Forças Armadas.

A maior parte dos países, disse o general, tem as Forças criadas antes das guerras, facto que referiu não ter acontecido com Angola, que construiu as suas forças militares combatendo. "Éramos obrigados a combater e a construí-las”, acrescentou o homenageado do mês, ressaltando que o primeiro exército militar criado pelo MPLA foi a EPLA, que deixou de existir em 1962.

Em 1974, segundo Mbeto Traça, foram criadas as FAPLA, que ajudaram a conquistar a Independência Nacional, que, por sua vez, fez face às agressões sul-africanas, no período de 1975 até 1992, foram o exército que deu corpo às actuais FAA.

"Este percurso do EPLA às FAPLA foi extremamente importante, porque marcou a formação das primeiras unidades, que foram evoluindo e passamos a ter artilharia”, contou. Mbeto Traça aborda as diferentes fases das unidades militares, as pessoas que estiveram envolvidas na luta, integradas no exército formado em plena marcha do conflito. "Aprendemos a combater, combatendo”, reiterou, esclarecendo que o exército foi formado depois de entrar para a guerra.

"A guerra começou primeiro e as Forças Armadas foram criadas depois”, elucidou o autor "Das EPLA às FAPLA”, um livro mais amplo que aborda o percurso das Forças Armadas e, de um modo muito geral, as incidências da Luta de Libertação Nacional.

Na obra, o general refere-se às pessoas que nela participaram. Arlindo Isabel, director-geral da Mayamba Editora, responsável pela publicação das obras, justificou a homenagem ao autor dos livros, pelo facto de estarem inseridas na colecção Bibliotecas da História.


Fonte: JA