Política
24 Fevereiro de 2023 | 15h48

Angola e Moçambique avaliam relações comerciais

A vice-presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, em audiência, nesta quinta-feira, em Luanda, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Moçambique em Angola, Osvalda Joana, para apreciar, entre outros, os protocolos rubricados entre os dois países, com ênfase na vertente comercial.

Na Cidade Alta, ambas as interlocutoras passaram em revista a cooperação existente entre os dois governos, com vista ao reforço dos laços que unem os dois países e povos.

Em declarações à imprensa, a embaixadora Osvalda Joana referiu que a pretensão é elevar as relações comerciais, incluindo nos campos do comércio, energia, petróleo, da formação agrária e da pesca.

Em relação à formação, disse que Angola hospeda cidadãos moçambicanos para formação média e superior  no sector de Segurança de Estado e Militar, assim como Moçambique já ofereceu bolsas a cidadãos angolanos.

Osvalda Joana sublinhou, por outro lado, que o objectivo é tornar estes protocolos mais profícuos.

Acrescentou que o seu país tem as questões das florestas e Angola também, numa altura em que o mundo vivencia situações de gestão ambiental.

Portanto, os dois países devem reforçar mutuamente a protecção das referidas florestas, para que estes recursos sirvam  para os dois povos.

As relações entre Angola e Moçambique estão alicerçadas em laços históricos de amizade, fraternidade e de solidariedade.  

Em Setembro de 1978, os dois Estados assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científico-Técnica e Cultural que propiciou a criação da Comissão de Cooperação Bilateral. 

No quadro da cooperação bilateral, estes países rubricaram vários acordos e protocolos, com destaque para o de isenção de vistos em passaportes diplomático, de serviço e ordinário.