Política
23 Fevereiro de 2023 | 14h41

Carolina Cerqueira apela ao diálogo para fim do conflito Rússia/Ucrânia

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, augurou, esta quinta-feira, o alcance, o mais breve possível, da paz na Ucrânia.

Falando na abertura da 4ª Reunião Plenária Ordinária da 1ª Sessão da V Legislatura da AN, Carolina Cerqueira apontou a necessidade de um diálogo urgente e construtivo em respeito ao Direito Internacional, à soberania e integridade dos Estados.

Na sua óptica,  esses são imperativos para pôr termo a uma guerra de efeitos catastróficos, cujas consequências são imprevisíveis a nível da Europa e do mundo.

A presidente da AN fez este  pronunciamento numa altura em que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia dura um ano.

Carolina Cerqueira manifestou a solidariedade do Parlamento Angolano a todas as vítimas do conflito que opõe a Rússia e a   Ucrânia.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de Fevereiro do ano passado com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates. DC/AL/ADR/AF

Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira © Fotografia por: Joaquina Bento (Angop)

Fonte: Angop