Desporto
21 Fevereiro de 2023 | 07h24

Angola defronta Moçambique na corrida ao Afrobasket´2023

Angola e Moçambique defrontam-se às 13h00 de terça-feira, em partida inaugural do torneio de basquetebol feminino, qualificativo ao Afrobasket´2023, a disputar-se até dia 28 próximo, em Bulawaio (Zimbabwe).

De acordo o calendário divulgado nesta segunda-feira pela FIBA África, para a mesma ronda, a Zâmbia mede forças com o Zimbabwe, a partir das 15h00.

O combinado nacional volta a evoluir quarta-feira (22) diante do Zimbabwe às 15h00 e regressa à quadra no dia seguinte para jogar com a Zâmbia, a partir das 13h00.

Na sexta-feira, dia 24, as bicampeãs africanas defrontam novamente as zambianas, a partir das 13h00, na primeira ronda da segunda volta do evento, para no sábado (25) jogarem contra o Zimbabwe.

No domingo, 26, às lideradas por Jaime Covilhã evoluem novamente ante Moçambique.

No lançamento do evento, o técnico nacional, Jaime Covilhã, afirmara à ANGOP que Angola e Moçambique decidirão a primeira posição do torneio, a única de acesso ao Afrobasket deste ano.

Na ocasião, afirmara que a congénere do Índico possui elevado nível competitivo, ademais conta com quatro jogadoras que militam nas melhores equipas da Europa.

Por isso, dissera, para qualificar-se, a Selecção Nacional deve vencer todos os jogos, sendo decisivos  os contra Moçambique.

Angola conquistou as edições do Afrobasket de 2011, organizado pelo Mali, e de 2013 que teve  Moçambique como palco.

Constituição da selecção de Angola

Rosa Gala, Italee Lucas, Cácia António, Edvánia Pascoal, Armanda Sindalwa, Artemis Afonso, Ana Gonçalves, Sara Caetano, Jéssica Malagi, Nadir Manuel, Avelina Peso e Cristina Matiquite.

Fonte: Angop