Internacional
20 Fevereiro de 2023 | 16h17

EUA sem qualificação "para dar lições" sobre envio de armas à Rússia

As declarações foram feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, que apontou ainda que o país tem vindo a "apelar à paz e a promover conversações" para resolver o conflito na Ucrânia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China apontou, na segunda-feira, que os Estados Unidos da América (EUA) "não estão qualificados para dar lições" sobre o fornecimento de armas, após especulações norte-americanas de que Pequim está a considerar oferecer "apoio letal" aos militares russos.

"É o lado americano, e não o lado chinês, que fornece um fluxo constante de armas para o campo de batalha", elaborou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin, citado pela CNN.

Segundo Wenbin, os "Estados Unidos da América não estão qualificados para dar lições à China", acrescentando ainda que nunca aceitariam que os norte-americanos ditassem "ou mesmo exercerem pressão sobre as relações entre a China e a Rússia".

"Quem está a apelar ao diálogo e à paz e quem está a distribuir armas e a encorajar o confronto?", questionou, lembrando que o principal responsável pela política externa chinesa assegurou, este fim de semana, que a China "sempre esteve do lado da paz e do diálogo".

Wang reforçou que a China continua a "apelar à paz e a promover conversações" para resolver o conflito na Ucrânia e que está firmemente "a desempenhar um papel construtivo na promoção do fim da escalada de guerra e do arrefecimento da situação".

O secretário de estado norte-americano, Antony Blinken, disse, no domingo, que está preocupado com o facto de Pequim estar a considerar intensificar a sua parceria com Moscovo, tendo oferecido aos militares russos "apoio letal".

Blinken levantou a questão quando se encontrou com o principal responsável pela política externa da China, Wang Yi no sábado.

Fonte: NM