Desporto
20 Fevereiro de 2023 | 15h38

Marcos dos Santos procura qualificação para Paris´2024

O atleta Marcos dos Santos procura obter os mínimos de 20 segundos, nos 200 metros qualificativos para os Jogos Olímpicos de Paris´2024, durante o Campeonato Africano a disputar-se de 29 de Abril a 3 de Maio, em Lusaka (Zâmbia).

O único representante nacional é a referência interna nas provas rápidas (100 e 200 m), tendo nesta última registado o tempo de 21.36, em Dezembro, nos jogos  da Região 5, disputados no Malawi, e 22.12 no Campeonato do Mundo, em Junho passado, nos Estados Unidos da América.

O velocista, do Petro de Luanda, segue nesta segunda-feira para a Huíla, onde cumprirá um estágio de 15 dias para adaptação à altitude.

O atleta tem igualmente programado um estágio pré-competitivo de mais de um mês na África do Sul, antes de rumar para o palco da competição, conforme avançou à ANGOP, o seu treinador, Santana Carlos.

A preparação de Marcos dos Santos, cumprida em Luanda, foi baseada na recuperação física.

A fonte avançou que os sul-africanos são os principais adversários nas referidas especialidades, realçando que tudo será feito para que o campeão nacional dos 100 e 200 metros melhore a sua marca e atinjá o objectivo dos mínimos olímpicos.

O país participará no evento africano também com a atleta juvenil Carolina Yonengue, nos 400 metros  barreira.JAD/FN

Pormenor de uma prova de natação © Fotografia por: Alberto Julião (Angop)

Fonte: Angop