Sociedade
20 Fevereiro de 2023 | 11h46

ENBI assina protocolo de cooperação com taxistas de Angola

Um protocolo de cooperação, para implementação de um estudo com vista a inclusão dos táxis ao Sistema Nacional de Bilhética Integrada, foi assinado no Lubango, província da Huíla, pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) e as associações de taxistas de Angola.

O protocolo de cooperação assinado entre a ENBI e as associações dos taxistas, no fim-de-semana, tem como objectivo implementar um estudo-piloto e análise da sua viabilidade técnica para a integração desta classe taxista a nível dos transportes e mobilidade urbana e sua integração ao Sistema Nacional de Bilhética Integrada.

Assinou o documento o presidente da comissão executiva da ENBI, Mário Pedro e representantes das associações Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), dos Taxistas de Angola (ATA), de Taxistas de Luanda (ATL).

Ao intervir após assinatura, o presidente da comissão executiva da ENBI, Mário Pedro, destacou a formalização da profissão, a segurança social, nas vantagens que os taxistas terão ao integrar o Sistema Nacional de Bilhética Integrada.

Mesmo sem avançar o período de execução, o responsável apontou ainda como benefícios, o aumento das receitas via acréscimo da procura por esses serviços com a emissão e efectivação dos passes sociais.

Por sua vez, as associações dos taxistas, representados pelos respectivos presidentes, manifestaram a sua expectativa na materialização do acordo de cooperação celebrado com a ENBI, garantindo o cumprimento das suas obrigações e todo apoio necessário para o êxito do projecto.

Já a directora do provincial do Gabinete de Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana, Gracinda Gonçalves, garantiu todo apoio institucional a nível da Huíla para a concretização dos objectivos do protocolo assinado.

A nível do país existem 35 mil "azuis e branco” a circular, transportando de cinco a sete milhões de passageiros/dia, um número significativo quando comparado com a capacidade actual de transportação das 14 operadoras aderentes ao Sistema Nacional de Bilhética Integrada, cifrada em perto de 500 mil passageiros/dia. 


Fonte: Angop