Política
19 Fevereiro de 2023 | 11h20

Primeiro-Ministro português visita Luanda em Junho

O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, realiza, no mês de Junho deste ano, uma visita oficial a Angola, para assinar com o Governo novos instrumentos de cooperação.

À saída da audiência concedida, ontem, em Addis Abeba, na Etiópia, pelo Presidente João Lourenço, à margem da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), António Costa fez saber que o ministro das Finanças português se desloca antes a Luanda para finalizar alguns "dossiers” relativos às linhas de financiamento existentes e fazer acertos dos termos dos próximos compromissos com a homóloga angolana, Vera Daves.

Na oportunidade, António Costa disse que Portugal mantém Angola como parceiro preferencial em África e procurará reforçar o seu posicionamento com a ajuda do Presidente João Lourenço nessa nova etapa de operacionalização da Zona de Comércio Livre Continental Africana.

"O encontro com o Presidente João Lourenço foi importante para fazermos o ponto de situação dos diferentes temas bilaterais que temos sempre em desenvolvimento, apontarmos uma data para a minha visita, para podermos assinar novos pacotes para a cooperação estratégica e também para vermos como é que cada um por si e ambos, em conjunto, podemos ajudar a dar um novo impulso a essa relação entre a Europa e África”, disse.

António Costa reforçou  ser importante, não obstante ao que esteja a ocorrer na Europa, dar um sinal de que é fundamental continuar com o trabalho em curso para criar uma nova união entre a Europa e o continente africano.

Um outro dado avançado também pelo Primeiro-Ministro de Portugal é que o seu país apresentou já um projecto para financiamento da União Europeia, que deverá ligar através de um corredor logístico o Porto de Sines, em Lisboa - Portugal, com a Zona da Barra do Dande, na província angolana do Bengo.

Fonte: JA