Ciência
16 Fevereiro de 2023 | 17h07

Surto do vírus de Marburg na Guiné Equatorial é registrado pela OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou terça-feira (14) uma reunião de urgência para estabelecer prioridade de pesquisa para tratar do surto de vírus Marburg, identificado recentemente na Guiné Equatorial.

Da mesma família do ebola, o vírus já provocou a morte de nove pessoas e levou o país africano a declarar estado de alerta sanitário.

Considerado um dos mais letais do mundo, o vírus de Marburg tem uma taxa de mortalidade média de 50%, mas pode chegar a 88% dependendo de sua variante e dos cuidados médicos prestados aos infectados. De acordo com a agência de notícias Lusa, o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial considerou a ocorrência como uma "situação epidemiológica atípica”.

Um dos nove países do mundo onde o português é uma das línguas oficiais, a Guiné Equatorial fica na África Central. A confirmação do diagnóstico do vírus veio de um laboratório do Senegal, após análise de material biológico de duas pessoas da cidade de Nsok Nsomo que morreram em 7 de janeiro e 7 de fevereiro.

Como o vírus de Marburg é transmitido?

As pessoas mortas na Guiné Equatorial apresentavam sintomas de febre, fraqueza, vômitos e diarreia com sangue, sinais da febre hemorrágica, uma das principais características da doença causada pelo vírus de Marburg, que foi "batizado" com o nome de uma pequena cidade alemã onde foi documentado pela primeira vez no ano de 1967.

A zoonose é transmitida por morcegos e primatas para seres humanos e, entre estes, o contágio ocorre via fluidos corporais de pessoas infectadas ou materiais e superfícies, como roupas de cama. Por enquanto, não existem vacinas nem medicamentos autorizados para o tratamento do Marburg, mas a reidratação pode aliviar sintomas e aumentar as chances de sobrevivência.

Fonte: TecMundo