Internacional
30 Janeiro de 2023 | 15h28

África celebra Dia da Paz e Reconciliação na terça-feira

O continente africano celebra terça-feira (31), pela primeira vez, o Dia da Paz e Reconciliação, na sequência da Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Maio de 2022, em Malabo, Guiné Equatorial.

Em nota, a Representação Permanente de Angola Junto da União Africana (UA) informa que o lançamento da referida efeméride deverá ocorrer com a realização de uma reunião virtual, organizada pelo Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana.

O documento refere que o programa da cerimónia prevê a intervenção do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enquanto Campeão para a Paz e Reconciliação em África.

A Representação Permanente de Angola Junto da UA refere que a data foi propositadamente escolhida em homenagem à adopção, em 2015, da Agenda 2063 da UA, intitulada" A África que nós queremos”.

A agenda prevê também uma declaração do Presidente da Comissão da União Africana (CUA), o tchadiano Moussa Faki Mahamat, e intervenções de representantes dos Estados-membros, sobretudo os que compõem o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da organização continental. 

O evento contará ainda com duas declarações de boa vontade, sendo uma do Presidente do Painel de Sábios da UA e antigo Presidente da República do Burundi, Domitien Ndayizize, e outra da co-presidente da Rede de Mulheres Africanas na Prevenção e Mediação de Conflitos "FemWise-África”.

Vista parcial do edifício sede da UA, em Addis Abeba © Fotografia por: Divulgação

Fonte: Angop