Política
27 Janeiro de 2023 | 18h46

Presidente da República inaugura Centro de Controlo e Missão de Satélites

Foi inaugurado, esta sexta-feira, o Centro de Controlo e Missão de Satélites (CCM), localizado na comuna da Funda, província de Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, no quadro da Estratégia Espacial Nacional.

Durante a cerimónia de inauguração, ao falar aos jornalistas, João Lourenço afirmou que o projecto é de extrema importância para o país.

"O Centro de Controlo e Missão de Satélites pode comportar até três satélites. Os outros dois vão ter que ser adquiridos ao longo do tempo. É uma questão de programação. Se não houver capacidade hoje, vai haver amanhã. O que vale é a intenção de completar o projecto. Não importa quanto tempo levar" disse.

Sobre o sector das Telecomunicações, o Chefe de Estado assegurou que o Ministério competente vai continuar a trabalhar noutros investimentos para garantir a melhoria das telecomunicações e desenvolvimento da economia do país.

A inauguração da infra-estrutura tem lugar após o lançamento, com sucesso, do Angosat-2, em Outubro do ano passado no Cosmódromo de Baikonur, República do Cazaquistão. O satélite angolano está operacional na posição geoespacial 23E.

A infra-estrutura, construída numa superfície de 6.617 metros quadrados, conta com 47 compartimentos devidamente apetrechados com meios técnicos e tecnológicos.  O Centro de Controlo e Missão de Satélites é um sistema inteligente com múltiplas vantagens de engenharia, capacidade para garantir o acompanhamento, monitoramento e a exploração de satélites.

Fonte: JA