Educação
23 Janeiro de 2023 | 14h18

Projecto Escolas de Referência vai garantir capacitação de professores

A ministra da Educação, Luísa Grilo, considerou, nesta segunda-feira, em Luanda, o Projecto Escolas de Referência (PCER) como medida central para garantir a formação e capacitação dos professores e formadores.

O PCER é uma iniciativa do Executivo angolano que visa promover escolas e centros de formação profissional de excelência, em todas as províncias de Angola, ao longo dos próximos anos. Usando uma metodologia contextualizada de progressiva melhoria da qualidade da oferta formativa, constituem-se numa rede de escolas de mérito. 

Segundo a ministra, que falava na cerimónia de lançamento da segunda fase do referido projecto, a implementação do PCER vai ainda servir de oportunidade para aquisição de competências específicas. 

"A fase que se inicia é de suma importância, tem como finalidade preparar, implementar, monitorar e avaliar os planos de promoção da qualidade das escolas", sublinhou.

Conforme referiu Luísa Grilo, o plano de desenvolvimento determinará o rumo da respectiva instituição durante um determinado período da sua vigência, assegurando que alcance o estatuto de escola de referência. 

Adiantou que, por outro lado, o projecto vai permitir criar maior capacidade a nível dos gestores das instituições de ensino. 

Para o efeito, disse, iniciaram hoje, segunda-feira, formações, com duração de dois meses, para professores dos Magistérios Primários.

O projecto do Governo,  de âmbito nacional, vai contar nesta primeira fase com 58 escolas, nomeadamente quatro Magistérios Primários, 11 pré-escolares, 36 do instituições do ensino técnico profissional e seis de formação profissional. 

As instituições do Ensino Secundário Técnico Profissional e de Formação Profissional Básica são as privilegiadas no projecto, pelo papel que estes subsistemas jogam na qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. 

O projecto foi lançado em 2021, com a criação da Comissão Nacional de Gestão por despacho presidencial n 11/21 de 22 de Janeiro. 

Foi igualmente realizada a caracterização, já em 2022, das instituições seleccionadas e depois a planificação das acções de melhoria.

Ministra da Educação, Luísa Grilo © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop