Sociedade
17 Janeiro de 2023 | 19h31

Angola vai ter o primeiro centro de dados Tier III

O grupo Raxio, um dos principais construtores e operadores pan-africanos de centro de dados, anunciou, na segunda-feira, que Angola vai ter o primeiro centro de dados Tier III do país.

Segundo uma nota enviada ao JA Online, a partir de Fevereiro de 2024, o grupo Raxio prepara-se para lançar o primeiro centro de dados Tier III do país, de "tecnologia de ponta e neutro em termos de portadoras", o sétimo a ser implementado pelo grupo no continente.

As instalações vão situar-se no distrito de Cacuaco, nos arredores de Luanda, próximo dos pontos de aterragem de cabos submarinos e não muito longe do centro da capital.

De acordo com o site especializado ‘odatacolocation’, "as certificações de Tier medem o nível da infra-estrutura da operação do Data Center. Este sistema de certificação tem como objectivo básico comparar a funcionalidade, a capacidade e a esperada disponibilidade de um projecto de infra-estrutura em relação a outros”.

A informação detalha ainda que com a utilização do Tier III "os equipamentos de TI são duplamente alimentados (mais de uma fonte de energia) e totalmente compatíveis com uma Infra-estrutura local paralela sustentável, garantindo a disponibilidade de 99,982%”, pode ler-se.