Política
15 Janeiro de 2023 | 09h55

Reiterado apoio incondicional para dignidade dos antigos combatentes

O Bureau Político do MPLA reiterou, hoje, o seu incondicional apoio às medidas de políticas orientadas pelo Titular do Poder Executivo, que visam conceder dignidade histórica e social aos antigos combatentes e veteranos da pátria.

Numa declaração pela celebração do 15 de Janeiro, dia dedicado aos antigos combatentes e veteranos da pátria angolana, o Bureau Político do MPLA reconhece a importância do papel por eles desempenhado no processo de luta de libertação nacional e demais conflitos armados, com valor de precursor das principais conquistas do povo, realçando-se a Independência do país.

"Por essa razão, o Bureau Político apela à sociedade, em geral, no sentido de manter sempre vivo e actual o legado histórico dos antigos combatentes e veteranos da pátria, como acção fundada no espírito de defesa das mais profundas aspirações do povo angolano, reflectida na máxima do saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, de que o mais importante é resolver os problemas do povo”, reforça o documento.

Pelo envolvimento directo e tempo de permanência em processo de lutas, em que muitos contraíram deficiências que reduziram a sua capacidade produtiva, o MPLA defende a dignificação social e elevação da auto-estima dos antigos combatentes e veteranos da pátria e as respectivas famílias, a melhoria das condições de vida, com ênfase no acesso à habitação, ao tratamento físico-psíquico, à educação e formação e à criação de meios de sustentação económica ou de geração de rendimento, no âmbito da política de assistência e protecção social  dos grupos vulneráveis.

Fonte: JA