Política
12 Janeiro de 2023 | 16h21

PR aborda desenvolvimento do Porto do Namibe

Questões sobre a reabilitação do Porto Comercial do Namibe, cujas obras terminam em três anos, foram abordadas nesta quinta-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço e o presidente da Toyota Tsusho Corporation.

O assunto foi tratado durante a audiência concedida por João Lourenço ao igualmente CEO da empresa Toyota Tsusho Corporation, Ichiro Kashitani, responsável pela execução das obras de expansão do terminal de contentores do Porto do Namibe e de reabilitação do terminal de minérios do Saco-Mar.

As mesmas estão orçadas em cerca de 700 milhões de dólares americanos.

Em declarações à imprensa no final da audiência, Ichiro Kashitani disse que as obras decorrem dentro da normalidade, devendo, por isso, cumprir com os prazos estipulados.

O encontro serviu também para abordar questões ligadas às energias renováveis, exportação de produtos angolanos para o Japão, entre outras de interesse comum.

Os trabalhos incidem sobre o lado oposto a baía, onde será erguido um novo terminal de contentores do Porto do Namibe, uma infraestrutura moderna e equipada com meios para melhorar a eficiência da operação e aumentar a competitividade do empreendimento.

No terminal mineiro do Saco-mar, a empreitada abarca a zona Norte da baía de Moçâmedes, implantando uma barreira de protecção marítima ao Norte da foz do Rio Bero.

Inaugurado em 1957, o Porto Comercial do Namibe representa um dos principais do país, sendo o maior da região Sul e o terceiro maior de Angola.

O terminal de Minérios do Saco-Mar foi construído em 1967, com o objectivo de exportar minérios de ferro explorado nas minas de Cassinga, na província da Huíla, tendo funcionado durante oito anos. Em 1973 alcançou o seu valor mais alto de exportações, com 62 milhões de toneladas.

Fundado em 1887, o grupo japonês Toyota Tsusho Corporation conta com mais de 12 mil trabalhadores. A empresa está representada em 39 países, dos quais 34 em África.

Presidente da República, João Lourenço (à dir.), recebe CEO da Toyota. © Fotografia por: Pedro Parente - ANGOP

Fonte: Angop