Sociedade
12 Janeiro de 2023 | 09h53

Candidaturas para bolsas de estudo têm início em Fevereiro próximo

As candidaturas para bolsas de estudo, destinadas a estudantes africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), começam no próximo mês de Fevereiro. Os interessados devem inscrever-se através do correio eletrónico www.ciencialp.pt.



O novo concurso para atribuição de bolsas de estudo foi lançado, terça-feira, em Luanda, com a designação "Bolsas de Investigação para Doutoramento”, em várias áreas de formação, numa iniciativa do Centro Ciência Língua Portuguesa (LP).

O programa serve de estímulo à formação avançada e ao desenvolvimento científico, bem como aproximar os investigadores e os cientistas dos países da CPLP.

O reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN) considera que as bolsas de estudo constituem uma grande oportunidade para a linha estratégica da internacionalização da UAN.

José Pedro Domingos, que falava à imprensa, durante o lançamento das bolsas de estudo, reconheceu a iniciativa como uma nova oportunidade de reforçar a rede de cooperação entre as diferentes unidades orgânicas da UAN.

O reitor realçou que os investigadores têm uma forma de fortificar a capacidade dos recursos humanos, tendo em conta os diferentes graus de doutoramento, entre docentes e investigadores.

Revelou que a Universidade Agostinho Neto está aberta para estabelecer acordos especiais de cooperação com outras instituições de ensino universitário, no domínio académico e científico. O dirigente deu a conhecer, sem precisar números, que atualmente a UAN tem vários estudantes em universidades portuguesas e muitos deles em instituições da rede do Centro Ciência LP.

Para facilitar o acesso às bolsas de estudo a mais estudantes do país, o reitor garantiu que a UAN vai passar a divulgar mais o programa em todo o país.

Na ocasião, a directora executiva do Centro Ciência de LP, Suzana Catita, revelou que a instituição que dirige tem iniciativas avançadas, destinadas a aproximar os investigadores e cientistas da CPLP.

A directora considera que o programa de financiamento de bolsas de estudo do seu país é o mais avançado entre os Países Africanos de Língua Portuguesa, mas considera o projecto do Timor Leste o mais abrangente e atractivo, nas áreas de doutoramento.

A responsável do Centro Ciência LP anunciou que anualmente são disponibilizadas 100 bolsas de estudo, financiadas pela Fundação Paciência e Tecnologia, geridas em articulação com as universidades portuguesas, nas áreas científicas de engenharia, agrárias, biodiversidade, saúde e do mar.

Informou também que os estudantes bolseiros obedecem a um regulamento próprio, gerido pelo Centro Ciência LP, através de um processo de acompanhamento, desde a candidatura dos estudantes, selecção e atribuição da própria bolsa, durante quatro anos de formação.

A directora esclarecu que o valor da bolsa mensal é de 1.200 Euros, que servem para o pagamento da propina, alojamento, alimentação e outras despesas do estudante.

O Centro Ciência LP, revelou, tem como objectivo promover a ciência no espaço lusófono, reforçar a colaboração científica e académica da CPLP.

Fonte: JA