Economia
09 Janeiro de 2023 | 15h45

Angola busca parceiros no fórum sobre minerais do futuro

Quadros da Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM) encontram-se em Riyadh, Arábia Saudita, onde estabecem contactos com parceiros estratégicos para a produção de energias limpas no país.

No quadro do Fórum sobre Minerais do Futuro, a decorrer de 11 a 12 deste mês de Janeiro, os quadros seniores vão aproveitar a oportunidade para divulgar a situação geológica e mineira do país, incluindo os 36 recursos minerais críticos existentes no território que servem para produzir energia livre de carbono. 

Entre os minerais do futuro para energias limpas, destaca-se o lítio, níquel, grafite, manganês,  cobre,  terras raras e cobalto.

Na vertente de ambiente de negócios, a representação angolana vai apresentar aos participantes os regimes cambiais específicos para o Sector Mineiro e o Regime Específico de Concessão de Vistos a empresários.

Citado numa nota do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás,  a que ANGOP faz referência, o director nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, destaca os objectivos de Angola para o fórum, como a apreensão das experiências que outros estados têm feito, em matérias de políticas e estratégias para o sector mineiro.

Pretende-se, de igual modo, identificar oportunidades de cooperação com instituições de investigação científica para o sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Angola tem um enorme potencial mineiro (Foto ilustração) © Fotografia por: João Wassamba (Angop)

Fonte: Angop