Política
09 Janeiro de 2023 | 15h06

AN manifesta solidariedade ao Senado e Congresso Nacional do Brasil

A Assembleia Nacional (AN) manifestou, esta segunda-feira, solidariedade dos parlamentares angolanos para com os congéneres brasileiros, após a invasão, por manifestantes, no domingo, da sede do Senado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

Em mensagem endereçada ao Presidente do Senado Brasileiro, Rodrigo Pacheco, que a ANGOP cita, a Presidente da AN, Carolina Cerqueira, condena energicamente o atentado contra as instituições brasileiras, em particular o Congresso Nacional e o Senado, democraticamente eleitos.

"Encaramos essa invasão como um ataque directo contra a democracia. As democracias devem ser protegidas”, lê-se na mensagem.

Expressa, ainda, perante este acto anti-democrático, a preocupação e solidariedade com o Brasil, um país irmão, reafirmando a necessidade de respeito pelas instituições do Estado emanadas da vontade do soberano povo brasileiro.

Carolina Cerqueira avança que estes "bárbaros” acontecimentos devem servir de alerta para as instituições de todas as democracias contra os grupos e movimentos extremistas que fazem como modo de actuação o vandalismo e o desrespeito das regras democráticas.

Recorde-se que manifestantes, apoiantes do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, conseguiram, este domingo, furar um bloqueio das autoridades e invadir o Senado, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Assembleia Nacional (AN) condena actos no Brasil (Arquivo) © Fotografia por: Francisco Miúdo (Angop)

Fonte: Angop